Ads Top

Faz Mal Comer Limão Menstruada?

Mulher tomando limão

Veja se é verdade que faz mal comer limão menstruada ou se não há evidência e nem sentido em ter essa preocupação de dieta durante o período menstrual.

Seja para saladas de frutas, para a limonada, sucos e outras bebidas, para receitas de doces e sobremesas ou para temperar saladas e carnes, o limão é o ingrediente preferido de muita gente.

Mas você já ouviu falar que faz mal comer limão menstruada? Seria o limão um dos alimentos que as mulheres não devem comer durante a menstruação? Aproveite e veja também se comer camarão menstruada faz mal.

Será que faz mal comer limão menstruada?

O limão é um alimento que serve como fonte de substâncias importantes para o organismo funcionar apropriadamente como fibras, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B9 e vitamina C.

Além disso, os limões contêm pequenas quantidades de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), vitamina B6, ácido pantotênico (vitamina B5), cobre e manganês. Não é à toa que existem inúmeros benefícios do limão para a saúde e boa forma.

Mas será que não há algo na sua composição que o torna inadequado a mulher pode comer limão menstruada tranquilamente?

Bem, conforme informações, graças ao fato de ser considerado um desintoxicador natural, o limão pode auxiliar em relação ao inchaço, que aparece como um dos sintomas do período menstrual.

Entretanto, de acordo com o que o doutor em nutrição Mike Roussell apontou em outro artigo publicado, é preciso ter um pouco de cuidado ao falar a respeito das propriedades detox do limão.

Roussell explicou que a fruta contém um antioxidante chamado d-limoneno (d-limonene), que é mais altamente concentrado na casca do limão e que demonstrou ativar enzimas hepáticas que fazem parte da fase 1 e da fase 2 dos processos de desintoxicação.

“Esses processos pegam os compostos no fígado que são tóxicos às células e os convertem em versões não prejudiciais ou menos prejudiciais. O suco de limão contém d-limoneno o suficiente para melhorar esse processo? Provavelmente não. Um litro de suco cítrico (feito sem as cascas) contém uma média de 100 mg de d-limoneno. Pesquisadores estimam que a dose ativa de limoneno é de no mínimo 500 mg”, acrescentou o doutor em nutrição.

Porém, mesmo que não possamos bater o martelo e categorizar o limão como o melhor desintoxicador ou a maior arma contra o inchaço do período menstrual, isso não significa necessariamente que faz mal comer limão menstruada. Até porque, como vamos aprender a seguir, existem outras vantagens atribuídas à fruta em relação ao período menstrual da mulher.

A vitamina C

O limão pode funcionar como uma boa opção de alimento para o período da menstruação, ou seja, a fase em que ocorre a perda de sangue do corpo da mulher, porque a fruta é fonte de vitamina C.

Segundo a nutricionista Kristen Stavridis, essa perda de sangue coloca a mulher em risco de ficar com níveis baixos de ferro no organismo.

“É crucial para as meninas em particular, ainda mais se for uma vegetariana ou vegana, ter o suficiente de alimentos ricos em ferro na dieta. É importante assegurar que a sua ingestão de vitamina C também seja suficiente, já que ela permite que o ferro seja absorvido pelo corpo mais facilmente”, advertiu a nutricionista.

Você pode fazer uma alimentação normal durante a menstruação, mas é interessante ingerir bastante água, consumir alimentos que contenham ferro (couve-manteiga, carnes, rúcula, brócolis, gema de ovo, açúcar mascavo) e ingerir algum alimento com vitamina C junto que auxilia na absorção do ferro (kiwi, caju, acerola, laranja, limão).

Evite tomar leite quando consumir alimentos com ferro, pois o cálcio presente no leite e derivados inibe a absorção do ferro.

No entanto, enfatizamos que para melhorar a absorção do ferro não basta consumir somente o limão: é necessário certificar-se de incluir toda uma variedade de alimentos fontes de vitamina C nas refeições.

Sensações de depressão e ansiedade

O limão pode ser uma boa alternativa de alimento para a dieta da mulher menstruada devido ao fato da fruta apresentar o cálcio em sua composição, mineral que já teve o seu consumo associado à diminuição das sensações de depressão e ansiedade.

Além disso, segundo uma reportagem do Washington Post, ter baixos níveis de cálcio pode exercer um papel no desenvolvimento da depressão associada à tensão pré-menstrual (TPM).

Entretanto, é necessário ter em mente que, embora contenha doses de cálcio, o limão não dá conta de fornecer sozinho toda a quantidade do mineral que o organismo necessita. É preciso certificar-se de incluir toda uma gama de alimentos com cálcio nas refeições.

Observe ainda que não está sendo dito que o limão e os outros alimentos que servem como fonte do mineral vão acabar com a depressão e a ansiedade relacionadas à menstruação – apenas que a presença do nutriente pode auxiliar a amenizar esses problemas.

A depressão e a ansiedade, assim como as alterações de humor, podem surgir em decorrência do turbilhão hormonal que ocorre durante o período menstrual, afetando neurotransmissores no cérebro como a dopamina e a serotonina, associados justamente com a regulação do humor, apontou o site Healthline.

Entretanto, a ansiedade e a depressão também podem ser algumas das alterações do humor que estão associadas ao transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

Portanto, a mulher que experimenta a ansiedade e a depressão no período pré-menstrual, especialmente de maneira acentuada e ao lado de outros sintomas, deve procurar o auxílio médico para verificar se não sofre com a TDPM e tratá-la adequadamente.

Uma boa receita para usar o limão durante o período menstrual

A pasta de grão-de-bico conhecida como homus foi apontada em uma lista como um dos alimentos que podem auxiliar a tornar o período menstrual menos penoso.

O grão-de-bico, o azeite de oliva, o alho e o limão – ingredientes empregados na preparação da pastinha – são conhecidos como anti-inflamatórios e atenuadores da dor. Aproveite que está por aqui e aprenda como preparar receitas de pasta de grão-de-bico light.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que faz mal comer limão menstruada? Costuma consumir limão na sua dieta com frequência? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.