Ads Top

Fazer Muito Xixi Faz Mal?

Quando uma pessoa percebe que está tendo que parar muitas vezes para urinar ou que está eliminando muito xixi de uma vez só ao ir ao banheiro, ela pode ficar com uma pulguinha atrás da orelha e ficar em dúvida se fazer muito xixi faz mal.

Fazer algumas pausas ao longo do dia para ir ao banheiro urinar é mais do que normal, pois é algo que faz parte do funcionamento apropriado do organismo, que precisa liberar água. No entanto, se ocorrer em excesso, é preciso ficar atento. Afinal, assim como ocorre com as fezes, o estado atual da urina pode servir como um indicativo de como anda a saúde do organismo.

Será que fazer muito xixi faz mal?

De acordo com especialistas, considera-se normal ter que urinar entre seis a oito vezes ao longo de um período de 24 horas. Mas e quando a pessoa faz xixi com mais frequência do que isso?

Isso pode apenas significar que o indivíduo pode estar consumindo líquidos demais ou que está ingerindo muita cafeína, que é uma substância diurética e estimula a retirada de líquido do organismo, explicou a organização.

Embora não seja comum, é possível que uma pessoa consuma água demais, o que traz mais perigos do que simplesmente aumentar a frequência da urina.

Se os rins não derem conta de excretar o excesso de água, o teor de sódio presente no sangue é diluído, o que é chamado de hiponatremia e pode ser fatal.

A chamada intoxicação por água, que ocorre mediante o consumo excessivo do líquido, pode não ter sintomas perceptíveis logo de início, mas envolve sinais como náusea, vômito, dor de cabeça e mudanças no estado mental como confusão ou desorientação conforme progride, apontou o site Healthline.

Os níveis perigosamente baixos de sódio que podem ser gerados pela intoxicação por água não tratada podem provocar sintomas mais severos como fraqueza muscular, espasmos, cãibras, convulsão, inconsciência e coma, acrescentou a publicação.

A condição é mais comum nos atletas de resistência que consomem bastante água antes e durante da prática de suas modalidades e mais provável em pacientes diagnosticados com doenças nos rins ou doença no fígado, além de poder atingir as pessoas que sofrem com insuficiência cardíaca.

Os medicamentos diuréticos

A utilização de medicamentos diuréticos, que podem ser prescritos pelo médico para o tratamento da pressão arterial elevada ou retenção de líquido, também precisa ser abordada quando queremos saber se fazer muito xixi faz mal porque ela foi apontada como outra possível causa para a urina frequente.

Isso porque esses remédios atuam nos rins e expelem o excesso de líquido do organismo, resultando assim em uma vontade frequente de fazer xixi.

Há ainda aqueles que consomem chás diuréticos ou outras bebidas naturais diuréticas com o objetivo de diminuir o inchaço do corpo e ganhar uma aparência de mais esbelto. Neste caso, é importante tomar cuidado para não exagerar na dose, acabar urinando além da conta e desenvolver um quadro de desidratação.

Quando a urina frequente pode estar associada a algum problema de saúde

Quando queremos saber se fazer muito xixi faz mal, vale a pena mencionar que o ato de urinar com frequência pode ser sintoma de problemas graves de saúde como infecção na bexiga, problemas na região da próstata, problema no coração, inchaço nas pernas ou cistite intersticial (distúrbio crônico inflamatório na bexiga).

O centro médico acadêmico americano apontou ainda que urinar com frequência pode ser sintoma da bexiga hiperativa, uma condição que pode ser provocada por uma série de problemas como dano nervoso, infecções, deficiência de estrogênio, estar acima do peso ou o uso de determinados medicamentos.

Na síndrome da bexiga hiperativa, o paciente experimenta contrações involuntárias na bexiga que resultam na urina frequente e geralmente urgente, que exigem que ele vá imediatamente ao banheiro, mesmo que a sua bexiga não se encontre cheia no momento.

A necessidade frequente de fazer xixi ainda pode ser sinal de doença nos rins, infecção do trato urinário, acidente vascular cerebral (AVC), outras doenças neurológicas ou sintoma de uma gestação.

O fato de uma mulher fazer xixi muitas vezes também pode ser sinal de que os seus órgãos pélvicos como a bexiga, não têm um bom suporte, isso pode acontecer quando a bexiga desce na abertura vaginal por conta do enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, o que pode ser observado depois de dar à luz a uma criança.

Ainda que seja menos comum, a urina frequente também pode ser provocada pelo câncer de bexiga, por uma disfunção na bexiga ou pela radioterapia.

Mas as possibilidades não terminam por aí: o médico urologista Raymond Rackley afirmou que conforme as pessoas envelhecem, elas sofrem um aumento na necessidade de esvaziar a bexiga durante a noite.

Entretanto, o especialista ressaltou que para a maioria dos indivíduos com mais de 60 anos de idade é raro ter que levantar mais de duas vezes por noite para fazer xixi e que algo mais frequente que isso pode ser um indicativo de alguma questão de saúde.

Além disso tudo, o aumento da urina também faz parte da lista de possíveis sintomas da diabetes, conforme informa o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

No entanto, nada de se desesperar e acreditar que possui uma doença grave somente porque está urinando com frequência. Respire fundo, reflita sobre a sua saúde em geral e marque uma consulta com o médico para conferir se todo esse xixi realmente está associado a algum problema de saúde. Essa busca ao auxílio médico é especialmente importante quando a urina frequente aparece na companhia de outros sintomas estranhos e/ou inexplicáveis.

Com isso, se você realmente tiver alguma doença poderá dar início rapidamente ao tratamento mais indicado para lidar com o problema. Se não tiver, pelo menos você terá verificado e poderá ficar mais tranquilizado a partir de agora, além de aprender o que deve mudar no seu estilo de vida para não ser obrigado a fazer xixi tantas vezes por dia.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se fazer muito xixi faz mal? Tem esse habito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.