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Por que usar o Telegram na sua estratégia digital?

Você já deve ter percebido que o Telegram tem sido adotado cada vez mais por profissionais de marketing digital. Mas, em um país em que mais de 100 milhões de usuários estão no Whatsapp, você deve estar se perguntando por que usar o Telegram como parte de uma estratégia digital?

Neste artigo você vai descobrir porque o Telegram se tornou a ferramenta da moda para profissionais do mercado digital e como usar suas funcionalidades para aumentar as vendas de produtores e afiliados.

O que ele tem de diferente dos concorrentes?

Quais as suas principais funcionalidades?

Ele é melhor que Whatsapp?

Continue lendo o artigo para descobrir as respostas.

por que usar o telegram

O que é o Telegram?

Antes de começar, é bom apresentar o Telegram para aqueles que ainda não o conhecem.

O Telegram é um aplicativo russo, criado em 2013 pela dupla Pavel e Nikolai Durov.

Segundo o próprio site, “é um aplicativo de mensagens com foco em velocidade e segurança”, super-rápido, simples e grátis.

O grande destaque do Telegram é a segurança no envio e recebimento de mensagens com criptografia de ponta a ponta.

Além de mensagens, também é possível fazer chamadas de voz e enviar fotos, áudios, vídeos e arquivos de qualquer tipo.

O Telegram está disponível para dispositivos móveis, desktops e exclusivo para navegadores.

Ao contrário do Whatsapp, você não precisa de um celular conectado à internet para enviar e receber mensagens através do navegador.

Falando em Whatsapp, um dos principais motivos para o crescimento do Telegram no Brasil são as quedas constantes do primeiro.

Em março de 2019, o Telegram conquistou mais de 3 milhões de usuários em 24 horas devido a indisponibilidade no serviço concorrente.

Sendo assim, não é nenhuma surpresa ver o Telegram sendo usado como ferramenta de marketing digital, já que está se popularizando entre os brasileiros.

O que nos leva a ao título deste artigo: por que usar o Telegram na sua estratégia digital?

Por que usar o Telegram na sua estratégia digital?

O Telegram ainda não é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros, mas o seu crescimento é visível nos últimos anos.

Há quem diga que é um caminho sem volta.

Uma vez que você adota o Telegram e descobre todas as suas funcionalidades, é difícil voltar a usar outro aplicativo.

No caso do marketing digital, temos visto cada vez mais profissionais adotando o Telegram como parte importante das suas estratégias.

Mas o que torna o Telegram tão especial a ponto de vermos produtores, afiliados e consultores migrando de seus perfis no Instagram e indicando seus grupos e canais para os seus seguidores?

Alguns fatores ajudam a responder a essa pergunta.

Porque o Telegram alcança 100% da audiência

Bom, em primeiro lugar é uma questão estratégica.

Enquanto nas redes sociais o alcance orgânico dos perfis é cada vez menor, no Telegram a sua mensagem pode atingir 100% da sua audiência de graça.

Quem trabalha com marketing digital está à mercê de mudanças nas principais plataformas: Instagram e Facebook.

Nos últimos anos, o Facebook vem trabalhando ativamente para diminuir o alcance orgânico de publicações comerciais.

Sendo assim, é impossível alcançar 100% da sua audiência sem investimento em mídia.

Com essa mudança, uma das tendências do marketing digital que vem ganhando força nos últimos anos é a criação de listas.

Ao invés de investir em mídia para atingir um público interessado, porém disperso, você investe em distribuir gratuitamente conteúdo de qualidade em troca de um contato, seja o e-mail ou número de telefone.

Ou seja, uma lista é uma audiência tão qualificada e interessada no seu conteúdo que o custo para vender um produto é muito menor que o de uma campanha de marketing tradicional.

No Telegram você vai trabalhar com o número de telefone dos seus leads.

Uma forma de contato ainda mais próxima que o e-mail.

Mas calma, você não vai ficar enviando mensagens manualmente para cada um da sua lista de contato.

Porque o Telegram é versátil

O Telegram oferece ferramentas que facilitam esse trabalho, evitando que o seu conteúdo seja considerado spam ou inconveniente.

Além disso, poder acessá-lo de qualquer dispositivo, de forma sincronizada, torna o Telegram muito mais atrativo que os seus concorrentes.

Você pode acompanhar suas mensagens através do smartphone, da versão para desktop ou pelo navegador.

Ao contrário do Whatsapp, isso pode ser feito de forma simultânea, sem derrubar a conexão de qualquer um dos dispositivos.

Outro fator que torna o Telegram mais acessível é a variedade de arquivos que podem ser compartilhados: imagens, arquivos de áudio, vídeos, documentos de texto, PDFs, entre outros, com limite de tamanho de 1,5gb.

Todos eles ficam hospedados na nuvem, caso você não queira baixar.

É uma excelente forma de distribuir conteúdo para uma lista.

Falando em listas, você deve estar se perguntando como é possível interagir com sua lista de contatos no Telegram, certo?

Vamos te mostrar agora.

ícone Telegram

Grupos no Telegram

Como em alguns concorrentes, você também pode criar grupos em que os participantes interagem entre si.

Mesmo em uma funcionalidade tão simples e comum a todos os concorrentes, o Telegram consegue se destacar.

Ao contrário do Whatsapp, em que os grupos podem ter no máximo 250 usuários, no Telegram os grupos podem ter até 200 mil participantes.

Se você vende um curso online, talvez seja interessante criar um grupo de alunos para que eles debatam entre si, troquem informações e dicas relacionadas.

Ou se você tem uma grande rede de afiliados, o grupo pode ser uma forma de concentrar os trabalhos da sua equipe em um só lugar.

Tudo vai depender do seu objetivo.

É claro que organizar e acompanhar um grupo de 200 mil pessoas é muito mais trabalhoso comparado a um com apenas 250.

Sabendo disso, ele oferece uma gama de ferramentas de gerenciamento de grupos que tornam esse trabalho mais fácil.

Entre as principais funcionalidades dos grupos de Telegram, podemos citar:

  • Editar mensagens após o envio;
  • Excluir mensagens, desaparecendo para todos;
  • Busca instantânea;
  • Uso de hashtags;
  • Receber notificações apenas quando mencionado ou respondido;
  • Fixar mensagens no topo do chat;
  • Definir administradores do grupo e o nível de privilégio de cada um;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Criar grupos públicos ou privados;
  • Link de compartilhamento do grupo;
  • Customização via bots

Assim, fica muito mais fácil gerenciar os seus grupos e implementá-los em sua estratégia de marketing digital.

Canais no Telegram

Um dos diferenciais do Telegram em relação aos concorrentes é a possibilidade de criar canais.

Os canais funcionam como uma ferramenta de transmissão de mensagens para grandes públicos, não tendo um número máximo de inscritos.

Diferentemente das listas de transmissão do Whatsapp, os canais do Telegram funcionam muito mais como uma página do Facebook ou perfil comercial do Instagram.

Enquanto no primeiro você precisa ter o número de todas as pessoas no seu celular para enviar uma mensagem, no caso do Telegram os usuários escolhem se inscrever em um canal para receber o seu conteúdo.

Eles podem ser públicos ou privados.

No caso de canais públicos, eles possuem um nome de usuário e qualquer pessoa pode encontrá-lo na busca do Telegram.

Já os canais privados são particulares. Para se inscrever, o usuário precisa de um link de acesso ou ser adicionado pelos administradores.

Ao contrário dos grupos, as mensagem enviadas no canais são assinadas com o nome e a foto escolhidas para o canal e não do administrador.

Além disso, cada mensagem possui um contador de visualizações atualizado em tempo real, incluindo as cópias encaminhadas da mensagem.

Diferentemente dos grupos, nos canais somente o administrador ou administradores podem publicar conteúdos.

Como falamos mais acima, nos canais você não precisa gastar um centavo sequer para atingir 100% da sua audiência.

E-mail x Telegram

O e-mail marketing é uma das estratégias mais consolidadas do marketing digital.

Por muitos anos, o e-mail foi o principal meio de comunicação entre marcas e consumidores na internet.

Esse cenário começou a mudar com a chegada das redes sociais. Porém, até para criar uma conta em rede social era necessário possuir um e-mail.

Hoje é possível criar uma conta em aplicativos usando apenas o número de celular.

Além disso, segundo pesquisa feita pela Câmara dos deputados e Senado, o Whatsapp é considerado a principal fonte de informação do brasileiro.

Dessa forma, é correto dizer que o brasileiro passa mais tempo em grupos de Whatsapp do que olhando e-mails.

Com o crescimento do Telegram, é uma questão de tempo até o mesmo comportamento ser adotado por lá.

Com o celular em mãos o tempo todo, é mais fácil entregar sua mensagem para inscritos em um canal ou grupo do que esperar o usuário clicar em um e-mail.

Além disso, o conteúdo compartilhado no Instagram pode ser mais direto.

Ao enviar um e-mail, é preciso levar em conta vários fatores: pesar no título, no conteúdo em si, no Call to Action, etc.

No Telegram, você deve pensar apenas no conteúdo e no CTA.

Sendo assim, é recomendado começar a pensar no Telegram como um possível substituto do e-mail marketing em suas estratégias.

Por que usar o Telegram?

Nos parágrafos acima você viu alguns dos diferenciais que tornam o Telegram uma ferramenta útil em qualquer estratégia de marketing digital.

Entretanto, ele também não é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros.

Sendo assim, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa questão?

O que o Telegram tem de diferente dos concorrentes? Por que usar o Telegram e não o Whatsapp ou o Messenger?

Para responder à essas perguntas, precisamos entender um pouco da dinâmica de uso de cada um desses aplicativos.

Por que usar o Telegram e não o Whatsapp?

O Facebook adquiriu o Instagram em 2012 e o Whatsapp em 2014. Além disso, o Messenger era uma ferramenta integrada ao Facebook desde o princípio, tendo se tornado independente nos últimos anos.

Isso faz com que todos esses aplicativos girem em torno dos objetivos do próprio Facebook.

O Instagram, que exibia seu feed em ordem cronológica, passou a ter um algoritmo que define o que será exibido para cada usuário.

O Whatsapp e o Messenger começaram a serem explorados comercialmente nos últimos anos, mas ainda assim não foram pensados para esse propósito.

Somente em 2018, o Whatsapp lançou a sua versão comercial, com algumas funcionalidades a mais que ajudam empreendedores a manter conversas com seus clientes.

Ainda assim, existem limitações que tornam essas ferramentas menos atrativas para quem deseja usá-las em uma boa estratégia digital.

O Telegram é mais acessível

Mesmo na versão comercial, para entrar em contato com uma conta de Whatsapp, é necessário ter o número do telefone a qual ela pertence.

No caso do Telegram, além de grupos e canais possuírem link de divulgação, também podem ser encontrados através da busca do aplicativo, uma vez que possuem nome de usuário.

Dessa forma, mesmo a sua conta pessoal, pode ser encontrada por qualquer pessoa que deseja entrar em contato com você.

Do ponto de vista de negócios, essa é uma vantagem excelente para quem tem uma marca consolidada.

Além disso, por ser sincronizado com todos os seus dispositivos, você pode gerenciar suas conversas através do Telegram para Desktop ou Telegram Web.

Agenda o envio de mensagens

Outra funcionalidade nativa do Telegram que os concorrentes não possuem é o agendamento de mensagens.

Ou seja, você pode escrever várias mensagens e agendá-las de acordo com o seu planejamento.

Se você tem um canal de dicas de marketing digital, pode preparar uma trilha de conteúdos específicos de um determinado assunto, agendando cada uma das postagens por dias e horários da semana.

Essa função está disponível tanto para conversas pessoais quanto em grupos e canais.

É uma excelente maneira de manter o engajamento dos seus contatos.

O Telegram exclui mensagens automaticamente

Imagine a seguinte situação: você é produtor e está trabalhando no lançamento de um novo produto.

Já pensou poder publicar uma oferta somente para os inscritos no seu canal do Telegram ou na sua base de contatos e definir um horário para ela ser excluída automaticamente?

O Telegram tem uma função de autodestruição de mensagens que permite definir um timer para uma mensagem ser excluída.

A função não foi pensada para esse propósito. Entretanto, é um dos muitos usos que você pode dar ao Telegram em uma estratégia eficiente de marketing digital.

Conclusão

Se você chegou até o final deste artigo, deve ter percebido que existem vários motivos para usar o Telegram.

Ele é um dos aplicativos mais completos e seguros para troca de mensagens na internet.

Além da segurança, ele conta com várias ferramentas e funcionalidades que ajudam a potencializar suas estratégias de marketing digital.

Hoje, um dos poucos contras do Telegram é o número de usuários brasileiros, mas a tendência é que esse número aumente com o passar do tempo.

Mesmo não possuindo uma versão “business”, o Telegram tem funções que podem ser aplicadas diretamente no seu negócio.

Além disso, é uma plataforma muito simples de suar e com vasta documentação na internet para ajudá-lo caso surja alguma dúvida.

Se quiser saber como usar como usar o Telegram no seu mix de marketing, dê uma olhada nesse artigo incrível que escrevemos.

E você? Já usa o Telegram?

Pretende usar?

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