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O que é marketing digital? Como pode ajudar meu negócio a crescer?

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O que é marketing digital? Como essa ferramenta pode ajudar seu negócio a crescer, expandindo seu alcance e gerando  mais dinheiro é o que trataremos aqui.

Apesar de ser uma ferramenta um tanto nova, talvez você já tenha ouvido falar em Marketing digital  pelo menos uma vez. Se ainda não teve curiosidade para pesquisar sobre o assunto quero lhe convidar a acompanhar até o final, porque esta com certeza é uma excelente estratégia para melhorar o desempenho dos seus negócios, independente da área em que você atua.

O que é marketing digital?

O Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação realizadas no ambiente virtual. Com o propósito de otimizar os lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, tais atividades são implementadas através do uso das redes sociais, blogs, correio eletrônico e sites tornando mais eficaz a interlocução entre empresa e público alvo.

A princípio, quando a internet ainda estava se popularizando, a comunicação entre empreendedores, empresas e clientes ainda era realizada de maneira bem simples e tradicional, sem nenhum tipo de inovação marcante. Em seguida, há cerca de 20 anos atrás com o avanço das tecnologias e a expansão do uso da rede, o Marketing Digital começou a ser desenvolvido e as empresas começaram a investir nesse setor que passou a evoluir rapidamente.

Não só o marketing está evoluindo, mas tudo ao redor. Abrir a cabeça para aprender a utilizar a tecnologia e as ferramentas digitais a nosso favor é uma decisão importante para a sobrevivência e desenvolvimento do seu negócio.

A importância do conteúdo para o marketing digital

marketing digital

O conteúdo de alta qualidade, personalizado e original é de grande importância para o marketing digital. Talvez você já tenha ouvido falar que é necessário dizer a coisa certa, na hora certa, para a pessoa certa.  Pois saiba que além da aproximação entre os empresários (empreendedores) e o público, essa estratégia de comunicação também é muito útil na hora de fortalecer a sua marca, fazendo com que as vendas aconteçam de maneira mais eficaz.

Quando há uma boa interlocução entre o vendedor e o cliente a chance de uma nova compra é maior. Além do mais,  se o cliente ficar satisfeito com o que encontrou e divulgar sua marca ou produto online estará te apresentando a muitas outras pessoas ao mesmo tempo.

Por causa disso, em se tratando de internet é importante lembrar que nesse espaço democrático as pessoas se sentem livres para opinar, criticar e dar sugestões, muitas vezes até de forma grosseira. Tudo que é postado tem o potencial de alcançar muitas pessoas, por isso a comunicação precisa ser construída com cuidados e valores.

Algumas vantagens de usar o Marketing Digital

São muitas as vantagens de usar o marketing digital, já que o ambiente virtual tem uma dinâmica muito boa e isso cria inúmeros benefícios. Na internet basta que você exponha uma ideia ou se posicione de determinada forma que automaticamente terá apoio assim como opiniões contrárias.

Há tempos atrás a pessoa via a propaganda de um produto na tv ou no jornal e caso se interessasse, tinha que se deslocar até a loja para comprar. Atualmente o consumidor tem a opção de fazer a pesquisa de preço, escolher  a mercadoria, efetuar a comprar e acompanhar o desenrolar da entrega, ao mesmo tempo, usando apenas o celular. E quase todas as pessoas utilizam o celular!

Com o trabalho online fidelizar um cliente pode ser ainda mais fácil. Depois da efetivação de uma compra é possível manter o contato utilizando os diversos canais para pedir feedback e assim estimular a divulgação boca a boca do produto no ambiente virtual.

É possível divulgar os produtos de maneira gratuita através da construção de conteúdo de valor e otimização dos textos para aparecerem nos resultados das buscas online. Apesar de haverem meios pagos e orgânicos para se divulgar um negócio na rede, a construção de ambientes informativos com informações valorosas para o público tem sido uma das mais utilizadas pelas empresas online.

O custo benefício também é destacável porque existe muito material gratuito ensinando a utilizar as ferramentas que auxiliam no processo de divulgação, sem falar nos cursos livres disponíveis no mercado.  Escrever, construir vídeos, slides ou áudios se tornaram tarefas mais viáveis. Ainda por cima é possível contratar o serviço de freelancers por valores muito baratos através de plataformas como o Workana, por exemplo.

Marketing digital e ferramentas de apoio

marketing digital ferramentas

A fim de simplificar seu trabalho existem na internet diversas categorias de ferramentas de apoio gratuitas e pagas. Cada uma delas tem uma função específica que vai auxiliar na melhoria do desempenho das ações de marketing digital dentro do seu negócio.

Visando automação de e-mails (e-mail marketing)

  • Dinamize
  • MailChimp

Para estimular feedback e usabilidade

  •  ClickTale
  • HotJar

Construção blogging

  •  WordPress
  • WordPress SEO Yoast

 Gestão de redes sociais

  • SproutSocial
  • HootSuite

Para criação de produção de conteúdo

  • ContentTools
  • Rock Content

Visando publicidade online

  •  Google ADS
  • Facebook ADS

Outras ferramentas de uso do marketing digital

Existem muitas ferramentas e material gratuito disponível, portanto aprofunde suas pesquisas sobre as que lhe interessarem. Cada uma delas será de grande ajuda na captação de clientes além de facilitarem o trabalho automatização ações.

Para planejamento 

  •  Google Keyword Planner
  • Ubersuggest

SEO

  • MOZ
  • SemRush

Para Análises

  •  Google Analytics
  • Databox

Hospedagem de sites

  • GoDaddy
  • Amazon

Registro de domínio

  • registro.br
  • GoDaddy

Vale a pena investir em um curso de Marketing Digital?

 

marketing digital dúvida

Eu acredito que vale muito a pena investir em um curso de marketing digital porque ajuda a poupar tempo. Apesar de existir muito conteúdo gratuito disponível na rede, dificilmente será possível encontrar uma sequência passo a passo do zero e completa.

A procura por esse conhecimento tem aumentado e os resultados de sucesso obtidos por vários empreendedores justifica esse fenômeno. Assim sendo, para criar o seu negócio online será preciso dominar algumas técnicas, ferramentas e estratégias. É possível começar gratuitamente sim, mas acredite! Esse realmente é um investimento muito pequeno perto da profundidade do conteúdo que é disponibilizado quando a proposta do curso é séria.

Vale a pena pesquisar e poupar tempo acompanhando alguém que já tem experiência na construção das estruturas e estratégias que são necessárias. Você verá que atualmente existem bons cursos nessa área. Existem cursos presenciais, assim como os cursos livres online em formato de vídeo aulas.

Utilizando o Marketing Digital para ganhar mais dinheiro online

Você pode utilizar o marketing digital para ganhar mais dinheiro online usando os Programas de afiliados. Essa é uma boa opção se você não tem um produto próprio ou se não presta algum serviço ainda, por exemplo.  Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Criando Sites e blogs que são ótimos meios de divulgação de marcas. Você pode usá-los para divulgar o seu próprio produto/serviço, ou trabalhando como afiliado. E não precisa divulgar apenas um produto. Você pode escrever diariamente, semanalmente, e sempre divulgar algo diferente, desde que esteja dentro do nicho que escolheu. Se for na área da beleza, por exemplo, a cada nova publicação você pode mostrar uma opção de produto diferente.

Utilizando as Redes sociais para trabalhar. Não sendo possível ter um domínio próprio no início, pode-se fazer uso das redes como Facebook, Instagram e Twitter para divulgação. Participar de grupos é bastante eficiente para o processo. Se você já tem alguma audiência nessas plataformas muitas pessoas já darão atenção ao que você disser, e assim poderão adquirir o que você ofereceu nas postagens.

A Produção de conteúdo é muito relevante e através do marketing de conteúdo será possível levar soluções para as dúvidas que o público tem. Essa é uma boa maneira para usar seu blog ou site. Se antecipe e publique então soluções para essas questões, problemas ou dúvidas que seus leitores e clientes podem ter.

Criando uma lista para manter contato com as pessoas que se interessaram pelo seu conteúdo. Dessa maneira poderá alcançá-las mais facilmente quando tiver novos conteúdos, podendo gerar tráfego gratuito para suas comunicações e ofertas. Usando ferramentas de automação é possível enviar e-mails ou mensagens para os integrantes dessa lista.

Escolha o seu nicho e mande ver no marketing digital!

Estamos chegando ao fim deste artigo, por isso gostaria de dizer só mais umas coisinhas para te ajudar a se lançar de vez no mercado e fazer sucesso utilizando o Marketing Digital nos seus negócios.

Apesar de muitos iniciantes acreditarem que o sucesso com o trabalho online acontece rapidamente, é preciso entender que trabalhar pela web exige tanto esforço, persistência e atenção quanto outro trabalho qualquer.

Não faça parte desse grupo! Visualize o potencial que trabalhar pela internet tem e batalhe para desenvolver suas habilidades. Por isso, ao decidir entrar para essa área tenha ideia dos assuntos sobre os quais gosta de falar e pesquise sempre.

Se você gosta de fotografia pode ter um blog ou um site que fale sobre os processos para fazer boas fotos, tipos de máquinas, lentes, os meios de comercialização, por exemplo. Dicas, detalhes ou listas de coisas que esse público se interessariam.

Use da sua experiência para ajudar o próximo e obter a sua independência financeira. Corra atrás disso diariamente e verá os frutos do seu esforço aparecerem.

Se esse conteúdo te ajudou compartilhe! Deixe o seu comentário, ele será bem vindo! Sigamos aprendendo e evoluindo sempre!

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