Ads Top

O que é Empreender? Seria esse um caminho para sair da crise?

o que é empreender

O que é empreender?

Por que empreender pode ser a melhor solução para transformar completamente a sua vida?

Hoje em dia é muito comum encontrarmos várias postagens e artigos falando sobre o que é empreender e mais artigos ainda falando sobre como fazer isso.

No entanto, apesar do número crescente de conteúdos a esse respeito pouquíssimas vezes podemos encontrar informações realmente profundas e relevantes sobre o que é empreender. Talvez isso aconteça por causa das diversas variações na definição da palavra.

Enquanto para alguns empreender é o simples ato de abrir um negócio, para outros é apenas crescer fora do mercado de trabalho convencional. Isso não está totalmente errado, mas empreender é muito mais do que apenas abrir negócios e crescer financeiramente.

Mas afinal, o que é empreender?

A definição literal de empreender é  “tentar realizar”, mas ao contrário do que parece, isso têm um significado muito mais profundo.

Empreender é estar atento a novas possibilidades, agarrar as oportunidades e criar um negócio. Empreender é ver oportunidades onde todos só enxergam problemas.

Todas essas definições se encaixam na palavra empreender e também representam as qualidades que um empreendedor deve possuir.

Tipos de empreendedor

empreender

Assim como existem diferentes definições para explicar o que é empreender, também existem diferentes tipos de empreendedor, como por exemplo:

O empreendedor informal

Empreendedores informais são aqueles que trabalham apenas para suprir suas necessidades momentâneas, eles não têm planos de crescimento e geralmente não pensam no futuro do negócio.

Mas não se engane, muitos empreendimentos que fazem sucesso hoje começaram de maneira informal.

Um dos melhores exemplos que eu posso dar é o de Alexandre Tadeu da Costa, fundador e CEO da Cacau show, que começou seu negócio vendendo chocolates em um fusca.

Empreendedor cooperativo

O empreendedor cooperativo é um empreendedor que trabalha em cooperação com outros empreendedores com o mesmo objetivo. A intenção disso é agregar ideias, conhecimentos, valores, assim como mais recursos, habilidades e força ao projeto para a realização e crescimento de um projeto.

Esse tipo de empreendedor geralmente possui um objetivo bem definido e faz planos para o crescimento de seu negócio.

Empreendedor individual

Muito conhecido como “MEI”, o microempreendedor individual é o profissional que deixou a informalidade e começou a ampliar seus passos podendo aspirar melhorias e crescimento para a estrutura do seu negócio.

O número de empreendedores individuais vem crescendo bastante devido aos incentivos do governo. A própria inscrição no MEI é um estímulo já que oferece diversos benefícios para quem deseja empreender de maneira formal e facilidades para crescer a longo prazo.

Empreendedor com iniciativa social

O empreendedor social tenta usar as inovações do seu negócio para fazer um bem maior. Para esse empreendedor, ter um negócio não é apenas uma questão de crescer financeiramente, mas também ajudar a sociedade como um todo.

Se enquadra como empreendedor social aquele que faze da reciclagem o seu negócio ou os empreendedores que tentam reinventar produtos para que se tornem menos poluentes, por exemplo.

Intraempreendedor

O intraempreendedor, ou empreendedor corporativo, é um funcionário que busca empreender dentro de uma empresa, o objetivo desse empreendedor é ter crescimento e reconhecimento profissional.

Esse tipo de empreendedor é fundamental para qualquer empresa de sucesso, pois ele é um dos responsáveis por otimizar os recursos da empresa e aumentar o faturamento.

Empreendedor de franquia

Existem dois tipos de empreendedores de franquia, o franqueador e o franqueado.

O franqueado busca empreender da forma mais rápida possível, buscando um negócio já estruturado e que faz sucesso. O objetivo desse empreendedor é aumentar seu patrimônio e reaver o investimento no menor tempo possível.

O franqueador por outro lado, têm como objetivo expandir sua marca ao mesmo tempo em que aumenta seu patrimônio.

Empreendedor especialista

Esse tipo de empreendedor é muito conhecido no mercado digital, ele utiliza seu profundo conhecimento em determinado assunto para empreender e lucrar.

Geralmente o empreendedor especialista atinge seus objetivos criando cursos, livros e outras formas de compartilhar seu conhecimento com pessoas interessadas.

Com a utilização da internet, essa se tornou a forma mais simples e barata de empreender.

O que significa empreender e quais os benefícios

o que significa empreender

Falar sobre os benefícios de empreender é algo tão importante que, na minha opinião, deveria ser ensinado na escola. Mas como isso ainda não está acontecendo, vale a pena dar uma olhada nos 5 principais benefícios que eu listei logo abaixo:

1.  Liberdade para fazer o que você gosta

Uma dos maiores benefícios em se empreender é poder trabalhar com algo que nos traga prazer e satisfação, isso reduz de forma significativa o estresse no local de trabalho e permite que você viva em “férias”, porque afinal, você sente prazer em trabalhar.

Por isso, se você pretende empreender faça algo que você realmente goste. Talvez você já tenha um hobby que possa se tornar um empreendimento e ainda não se deu conta disso.

2.  Autonomia

Outro benefício que não poderia faltar nessa lista é a autonomia que empreender proporciona.

Como empreendedor ciente do que é empreender, você está no controle de tudo que acontece, toma as próprias decisões e define o rumo que o seu negócio irá tomar.

Ser um empreendedor significa tomar para si a responsabilidade de um negócio e ser seu próprio chefe.

3.  Defina seus próprios horários e metas

Sendo o seu próprio chefe, você também é responsável por definir seu horário de trabalho e também suas metas. Isso significa que você vai ditar o ritmo de crescimento do seu negócio de acordo com o seus próprios interesses.

Você poderá mudar a sua carga horária, aumentar o diminuir as metas, decidir se trabalhará ou não nos finais de semana, etc. Resumindo, você tem total liberdade de horário.

4.  O trabalho se torna estimulante

Ao trabalhar em um empreendimento próprio, o trabalho se torna estimulante, como algo prazeroso, desafiador e divertido, principalmente quando você escolhe uma área ou assunto que gosta.

Empreender com algo que seja do seu interesse é o primeiro passo para atingir o crescimento financeiro e sucesso.

 

EMPREENDER NA INTERNET

Imagine por exemplo, que você resolva empreender com um hobby como tocar algum instrumento musical. Se você gosta de música sabe como pode ser divertido investir horas e horas para aprender e tocar.

O mesmo vale para outros empreendimentos. Quando decidimos empreender com algo que nos inspire, trabalhar se torna mais prazeroso e menos cansativo. Isso eleva a moral, diminui o estresse e também é uma ótima forma de começar a realizar.

5.  Realizar sonhos e objetivos

Os empreendimentos são um meio de atingir sonhos e realizar objetivos desejados. Dentre os muitos benefícios de empreender encontramos esse que pode variar de busca por estabilidade financeira a satisfação pessoal e profissional.

O importante é que você pode atingir todos os seus objetivos através de um simples empreendimento, tudo que você precisa é planejar e pôr em prática!

Pensando sobre o que é empreender.

Isso provoca impactos sociais?

o-que-é-empreender

Até agora eu só citei alguns dos benefícios que o empreendedorismo pode trazer para nós mesmos, mas além disso, ele também é capaz de causar grandes impactos positivos na sociedade como um todo.

Esse fato se torna ainda mais relevante em momentos de grande recessão econômica, onde o número de brasileiros desempregados sobe de forma alarmante.

Mas é exatamente nesses momentos de crise financeira que os maiores empreendedores se revelam, trazendo inovações e oportunidades de trabalho.

É muito comum ouvirmos durante uma recessão econômica, que o número de trabalhadores informais aumentou, mas pense comigo, isso é realmente algo ruim?

Para muitas pessoas pode parecer ruim, afinal, o desemprego aumentou fazendo com que mais pessoas buscassem formas alternativas de renda.

Mas para os empreendedores isso é apenas mais uma oportunidade que pode ser agarrada.

O empreendedorismo traz crescimento econômico

Por gerar empregos e uma oportunidade de renda, o empreendedorismo provoca crescimento econômico não só para nós como também para diversas outras pessoas.

Isso acontece principalmente durante a expansão de um negócio, quando se torna impossível para o empreendedor participar de todas as atividades pertinentes ao seu empreendimento.

Nesse ponto, também é comum que o empreendedor queira se formalizar através do MEI, o que traz diversos outros benefícios inclusive para os funcionários.

Eu vou falar um pouco sobre os benefícios de ser um MEI mais a frente, mas antes disso, vou dar algumas dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso.

Confira!

Como se tornar um empreendedor de sucesso

salto na vida

Muitas pessoas acreditam que o sucesso de um empreendimento depende de muitos fatores como a economia ou a demanda por um produto/serviço.

Isso pode até ser verdade, mas o que poucas pessoas sabem é que em 90% das vezes o sucesso de um negócio vai depender exclusivamente de nós mesmos.

Por isso, aqui vão algumas características que não podem faltar em nenhum empreendedor:

●     Tenha coragem e determinação

Se tem algo que os empreendedores possuem em comum é a incrível coragem e determinação. A determinação para correr atrás de um sonho e a coragem para lutar pelo que eles acreditam.

Essas duas características são fundamentais para o sucesso de um empreendedor porque, muitas vezes, vai parecer que é hora de desistir e tentar outra coisa.

Esse é o momento onde muitos cometem o erro de desistir, de acreditar na opinião dos outros ao invés de crer em seu próprio instinto.

Acredite, as vezes vai parecer que o mundo está lutando contra o seu negócio, mas tenha coragem e determinação para levar sua ideia adiante.

Todo grande empresário passou e passa por momentos de crise, mas o que diferencia o sucesso do fracasso são a determinação e a coragem de seguir em frente.

●     Ame o que você faz

Ter amor pelo seu negócio fará toda a diferença, o empreendedor que não está apaixonado pelo que faz acaba deixando o negócio para segundo plano. Neste caso em especial, a chance de sucesso cai de forma arrasadora.

Por isso é tão importante escolher uma área de interesse para começar a empreender, principalmente se você é um empreendedor de primeira viagem.

●     Tenha objetivos extremamente claros

Qualquer pessoa que já tenha tentando empreender sabe o quanto é necessário definir o objetivo de um negócio. Isso porque se você sabe onde quer chegar, fica infinitamente mais simples traçar um plano de ação.

Existe um ditado que eu gosto muito de usar para exemplificar essa situação:

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar já está bom.”

Esse ditado nos faz refletir em como as metas e objetivos são importantes para um negócio.

Então nada de deixar uma “meta aberta”, defina seu objetivo ainda durante a fase de planejamento e depois trace o caminho que precisa ser percorrido até chegar a ele.

A internet como ferramenta de apoio para os empreendimentos

ideias internet

Um bom empreendedor, sabe como é importante utilizar todas as ferramentas disponíveis para melhorar o seu negócio. Uma das mais poderosas ferramentas que um empreendedor pode ter acesso atualmente é a internet.

Através da internet é possível diminuir a distância entre você e seus clientes, aumentar a demanda e até mesmo expandir seu negócio para que ele se torne um negócio digital.

viver de internet

Mesmo que o seu empreendimento esteja focado em oferecer serviços, você ainda pode expandir e transformar seu conhecimento e experiência em um produto digital, assim outras pessoas podem aprender a ser empreendedores como você.

O mais importante quando se está trabalhando online, é entender que sempre existe uma forma de crescer, tanto em números quanto em qualidade!

Quando e porque um empreendedor deve formalizar um negócio

empreender sucesso

Tornar um microempreendedor individual, ou MEI, é um grande passo que todo empreendedor deveria dar algum dia se deseja ver seu negócio crescer e prosperar ainda mais.

Quando temos uma ideia genial para um negócio que começa a bombar, é muito comum surgirem clientes pedindo nota fiscal e outros documentos mais formais, também é normal contratar funcionários para nos ajudar a gerenciar o novo negócio em expansão.

Entretanto, isso exige alguns procedimentos que estão além da capacidade de um negócio informal, é exatamente nesse ponto que começa a ser muito vantajoso formalizar o seu negócio.

MEI – benefícios da formalização

A formalização do MEI é extremamente simples e pode ser feita em casa mesmo, através da internet.

Os benefícios de um MEI são muitos e incluem:

  • Um CNPJ;
  • Emissão de notas fiscais (não é obrigatório);
  • Contratação formal de até 1 funcionário;
  • Linhas de créditos especiais para empresas;
  • Salários maternidade;
  • Auxílio doença e reclusão;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por falecimento.

Esses são os principais benefícios de se formalizar um negócio, além disso, ser cadastrado como MEI e ter acesso ao seu próprio CNPJ evita problemas futuros com a prefeitura da sua cidade ou  com a Receita Federal.

Empreender pode não parecer algo tão simples para quem está começando, mas sem dúvida alguma é recompensador. Agora que você sabe o que é empreender e como iniciar, tenho certeza que você vai conseguir começar seu próprio negócio sem nenhum problema.

Muito obrigado por ler até o final e não se esqueça de dar uma olhada nas outras postagens para não perder nenhuma dica!

O post O que é Empreender? Seria esse um caminho para sair da crise? apareceu primeiro em COMPRA CERTA GANHAR DINHEIRO.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que é Empreender? Seria esse um caminho para sair da crise?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.