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O que é Chatbot e como usar em seu site?

O Chatbot é um sistema projetado para automatizar o atendimento em um site.

Portanto, é programado para simular o bate-papo humano, permitindo automatizar as tarefas repetitivas e burocráticas do cotidiano das companhias.

Ele é um daqueles avanços tecnológicos que nenhuma empresa digital pode se dar ao luxo de não ter. Afinal de contas, ele mudou a forma como as empresas vem se relacionando com seus clientes.

E se você ainda não conhece nada sobre o assunto, não se preocupe, porque neste artigo você vai entender o que é um chatbot, como ele funciona, quais são suas principais tarefas e benefícios

 

O que é um chatbot?

Chatbot é nada mais do que um robô de conversação que simula mais diálogos com usuários na internet graças à inteligência artificial.

É um recurso amplamente utilizado em aplicativos de mensagens (como Whats App) e aplicações de chat (como o Facebook), onde é possível programar um enorme diretório de respostas automáticas.

Você se sente como se estivesse falando com outra pessoa por meio da interatividade, precisão e complexidade das mensagens enviadas. Assim, as companhias e pequenos negócios utilizam este recurso para atender seus clientes e automatizar seus processos de atendimento, vendas, suporte e reservas.

Agora que você já conhece o significado de Chatbot, vamos olhar as principais tecnologias disponíveis abaixo.

Chatbot com Regras

É o tipo mais simples de chatbot, que quase deixou de ser utilizado devido às suas limitações.

Ele apenas entende expressões literais e não consegue identificar a intenção e o contexto do diálogo.

Chatbots baseados em inteligência artificial

Aqui, os chatbots são baseados em inteligência artificial atualizada. Eles podem identificar a linguagem, intenções, contexto e até mesmo o humor do usuário e, com isso, tornar o atendimento automático.

Graças ao Natural Language Processing (NLP) que, em português, significa Processamento de Linguagem Natural (PLN), esses robôs compreendem variações de locuções e classificam palavras-chave em conjuntos maiores.

Eles também são inteligentes o suficiente a ponto de ignorar erros de digitação do usuário e fornecer respostas que combinem com o perfil e as necessidades de quem está do outro lado da tela.

Oferece novas possibilidades de relacionamento

Sem sombra de dúvida, os chatbots ampliam a abrangência de comunicação com seus clientes, favorecendo a automação de seus serviços.

Afinal, muitas plataformas já utilizam esta ferramenta para levar a mensagem certa ao lugar certo na hora certa, de cima para baixo do funil de vendas.

Em suma, estão bem preparadas para as diferentes etapas da audiência no funil de vendas para oferecerem uma comunicação mais customizada e individual.

É baseado em um histórico de interação com os usuários, permitindo que as empresas estabeleçam uma relação mais confiável com cada um deles, respondendo à demandas e dúvidas específicas.

Otimize seu processo de atendimento ao cliente

Você sabia que a maioria dos clientes tende a fazer algumas perguntas, tais como

  • Quais são as formas de pagamento?
  • Qual é o prazo de entrega?
  • Posso mudar meu produto depois?
  • Qual é a garantia da compra?
  • Como é determinado o custo de envio?
  • Por que eu tenho que informar o CPF?

Para otimizar o atendimento ao cliente, é importante poder responder rapidamente às perguntas mais frequentes.

E você é contraprodutivo designar seus funcionários para que escrevam as mesmas respostas várias vezes.

Especialmente se existe uma tecnologia para suprir esse processo. A solução é integrar o chatbot ao seu site ou outro canal de comunicação que sua empresa possua.

Chatbot para Marketing e Vendas

Sua aplicação em marketing e vendas é muito versátil, desde a entrada do funil até o serviço de pós-venda.

Os robôs comunicam-se com os clientes e potenciais clientes para melhorar sua experiência, fazer a qualificação leads, prestação de serviços e até mesmo realizar a venda de soluções.

Além do mais, eles ajudam o cliente na jornada de compra, coletam dados preciosos e geram informações importantes para melhorar as estratégias e fortalecem o relacionamento com ele através das suas mensagens rápidas e precisas.

Reduz custos e eleva a margem de lucro

Os bots foram responsáveis pela queda de gastos de mais de US$ 20 milhões de dólares em negócios nos EUA no ano de 2017.

Há estimativas que, até o ano de 2022, as empresas gerarão US$ 8 bilhões de dólares em economia com a utilização deste sistema.

Estudos indicam que as empresas dos setores financeiro, redes sociais, saúde, comércio eletrônico e varejo serão as mais favorecidas.

Portanto, ao utilizar este modo de automação nos atendimentos ao cliente, seu negócio reduzirá as despesas de pós-venda, promoções de marketing e, além disso, poderá utilizar esse dinheiro para investir em inovação ou novas áreas de negócio.

O que o chatbot para uso de pesquisas?

Os robôs são ideais para automatizar pesquisas para estimular seu marketing.

Você pode usá-los como ferramentas, por exemplo, o GrowthBot para encontrar as últimas tendências e informações relevantes sobre vendas e marketing.

Outro uso é a possibilidade de enviar pesquisas para os clientes via chatbot, como o Wizu, que tem modelos de pesquisa de satisfação prontos para usar.

Chatbot para atendimento ao cliente

Sua utilização para atendimento ao cliente é uma das mais populares.

Pesquisas mostram que 95% dos entrevistados acreditam que o atendimento ao cliente será a área que mais se beneficiará com o aumento do número de chatbots.

Em geral, os clientes preferem respostas imediatas às suas perguntas e encontram nos chatbots uma solução rápida, segura e eficiente para suas demandas e, para as empresas, uma oportunidade para a redução de gastos.

Melhora a qualidade do atendimento

Saiba que a adoção de chatbots é vista positivamente pelos clientes, afinal de contas eles estão preparados para esta tecnologia, veja:

  • Atualmente, 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo usam app’s de mensagens e o uso de mensagens de texto ou de voz ultrapassa a quantidade de chamadas telefônicas;
  • Os consumidores já têm preferência em tirar dúvidas por meio de chat ou aplicativos de mensagens;
  • Os usuários não se importam em falar com uma pessoa real ou com um robô virtual.

Relacione-se com clientes e prospects

O chatbot utiliza inteligência artificial para registrar as palavras dos usuários, a fim de fornecer respostas mais eficazes.

Portanto, você pode usar este recurso como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo e esta é uma oportunidade excelente. Muitas empresas utilizam landing pages para capturar potenciais clientes. Nesse caso, ter um chatbot configurado irá contribuir para esta estratégia.

Pendendo do histórico de mensagens do cliente ou prospect, o recurso pode sugerir conteúdos relevantes às palavras utilizadas, capazes de despertar o interesse do usuário.

E, dependendo dos termos mais pesquisados por eles na ferramenta, você terá conteúdos valiosos para sugerir pautas de artigos para o seu site, por exemplo.

Fornecer aos usuários material apropriado e de alta qualidade não só o ajudará a resolver o seu problema, mas também fortalecerá a relação entre a sua empresa e seu público.

Gostou de conhecer mais sobre os benefícios do chabot e como automatizar o atendimento na sua empresa ou no seu negócio home office? Veja essa solução aqui para automação no WhatsApp. Temos certeza que você vai gostar muito!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que é Chatbot e como usar em seu site?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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