Ads Top

A luz do computador pode estar detonando sua pele

Não só o computador, mas também o celular e o tablet emitem a luz azul, radiação que pode ser tão maléfica para a pele quanto a luz do sol.

A luz do computador pode estar detonando sua pele

Por Wilson Weigl

Quando a gente tomou consciência da necessidade de passar protetor solar no rosto todos os dias, surgem más notícias. A luz emitida por computador, tablet e celular pode piorar doenças de pele e causar manchas no rosto e envelhecimento precoce. Quem trabalha o dia todo no computador ou fica muito tempo na frente do desktop ou notebook precisa urgentemente atualizar seu protetor solar.

Essa radiação inimiga da pele atende pelo nome de luz visível de alta energia (em inglês, HEV Light, de High Energy Visible Light), e é tão danosa para a pele quanto os raios UVA, UVB e infravermelhos, que a gente conhece tão bem. “A luz azul é a porção mais energética da luz visível — a parte dos raios solares captada pelos olhos e que permite enxergar os objetos — e provoca manchas, envelhecimento e câncer de pele”, diz a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Essa categoria de luz também está presente na iluminação ambiente (em especial a fluorescente), causando danos silenciosos ao tecido cutâneo e agindo profundamente no DNA celular, da mesma forma que os outros tipos de radiação.

A luz do computador pode causar (ou acelerar) surgimento de manchas no rosto, por estimular o escurecimento causado pela melanina, pigmento que dá cor à pele. Também pode piorar doenças sensíveis à luz, como lúpus e rosácea, que causam erupções e vermelhidão.

Os danos são param por aí e são ainda mais profundos. “A luz azul causa inflamação na pele por produzir radicais livres, moléculas que atacam e oxidam as células, causando uma inflamação que danifica sua estrutura”, completa o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento dos cosméticos ADA TINA Italy. “Esse ataque dos radicais livres deteriora até o material genético celular, predispondo ao envelhecimento precoce e ao câncer”.

Considerando a quantidade de tempo que passamos na frente do computador, principalmente, precisamos proteger a pele do rosto contra essa luz nociva, da mesma forma que a defendemos do sol.

Aí surge o problema: a maior parte dos filtros solares vendidos em farmácias são transparentes e não oferecem proteção contra a luz visível, por deixar passar essa luminosidade. “Para a luz não ser absorvida pela pele, o filtro deve ter cor, como os BB creams, porque os pigmentos barram essa luminosidade. Ou então, deve conter antioxidantes com ação de bloqueio e neutralização dos radicais livres”, explica Maurizio Pupo.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Homem-No-Espelho-Luz-azul-visível-computador-2.jpg

Se você já é experiente o bastante para usar diariamente no rosto todo dia filtro solar (com FPS alto, 30 no mínimo), o próximo passo é adicionar proteção contra luz azul ao seu repertório de cuidados, trocando o protetor comum por outro que ofereça o bloqueio da cor ou contenha antioxidantes na fórmula.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Filtro solar Ada Tina Biosole BB FPS 60

O produto vegano é um BB cream, com cor, oferece proteção alta contra UVA, UVB, luz azul e luz visível, previne o surgimento de manchas e uniformiza o tom da pele. Contém antioxidantes da oliva, que neutralizam a ação dos radicais livres. Com ação anti-idade, proporciona 12 horas de proteção. Disponível em quatro cores, para diferentes tons de pele. Para comprar, clique aqui.

Filtro solar Ada Tina Biosole Mat FPS 50

Esse protetor solar é ótimo para homens, porque tem ação matificante antibrilho e controla a oleosidade do rosto, com toque seco, sem melar. Também tem ação antimanchas, protege a pele da luz azul e visível, além da radiação UVA e UVB, com ação de 12 horas. Para comprar, clique aqui.

BB Cream Hidratante O Boticário Men Combat 

Tem cor bem leve e discreta e absorção rápida. Oferece proteção solar com FPS 20. É um BB Cream formulado especificamente para a pele masculina, que além de hidratar e diminuir o brilho do rosto uniformiza a tonalidade da pele, escondendo imperfeições. Para comprar, clique aqui.

Protetor solar Profuse Ensolei Antiacne Color FPS 30

Protege das radiações UVA, UVB e luz visível, com cor universal, e é especialmente indicado para pele acneica, porque diminui as espinhas, controla a oleosidade e combate a vermelhidão causada pela acne. Contém vitamina E, de ação antioxidante, e carcinina, que protege o DNA celular.  Para comprar, clique aqui.

BB Cream Dermage Superdefense FPS 80

Protege da radiação com FPS 80 e tem cor bege universal suave que uniformiza o tom da pele e disfarça manchas e imperfeições. Além disso, hidrata, controla a oleosidade do rosto e combate o envelhecimento pela combinação de antioxidantes (chá verde, extratos de café, romã e maçã, vitamina E e outros). Para comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

O post A luz do computador pode estar detonando sua pele apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A luz do computador pode estar detonando sua pele. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.