Ads Top

Você precisa mesmo lavar o cabelo todo dia?

Muitos homens têm dúvida se a lavagem diária resseca o cabelo ou, ainda pior, contribui para a queda. Será? Veja o que os especialistas em cabelo dizem a respeito.

Homem No Espelho - Lavar cabelo todo dia

Por Wilson Weigl

“Lavar ou não lavar, eis a questão”. A dúvida ronda a cabeça (ops) de muitos homens, especialmente daqueles que têm cabelo seco, crespo ou difícil de domar. Há quem diga que lavar a juba diariamente deixa os fios ressecados e quebradiços. E rola também por aí que o excesso de lavagem contribui para a queda. Será verdade?

Ocorre justamente o contrário, segundo os especialistas em cabelo. Lavar a cabeleira todo santo dia, com bons produtos, como um shampoo suave ou outro específico para seu tipo de cabelo, não causa problemas à saúde do couro cabeludo ou aos fios. Sejam curtos ou longos, secos ou oleosos.

Proibido é deixar o couro cabeludo impregnado de suor, poluição e gordura produzida pelas glândulas sebáceas, além de restos de gel, cera ou pomada. Isso forma uma gororoba que entope as raízes onde nascem os fios, contribuindo para caspa e queda. Aliás, uma das causas frequentes de queda do cabelo sem fundo hereditário é inflamação do couro cabeludo causada por higiene deficiente.

LEIA TAMBÉM

Enfiar o cabelo embaixo do chuveiro sem passar shampoo é o mesmo que não lavar. A água sozinha não limpa o couro cabeludo e a oleosidade e os resíduos permanecem no cabelo. Fazendo uma comparação, você só passa água no sovaco e não ensaboa? Lave o cabelo com shampoo toda vez que tomar banho (ou pelo menos uma vez por dia, caso tome mais de um banho diário).

Mas e quem tem cabelo seco, crespo, cacheado? “Quando o cabelo não estiver suado ou sujo, pode-se espaçar as lavagens para duas ou três vezes por semana, pois o cabelo encaracolado com lavagem excessiva fica mais vulnerável à quebra”, diz a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E não é necessário aplicar o shampoo, enxaguar e depois “repetir a operação”, como diz a maioria das embalagens. “Lavar uma vez já é suficiente para retirar toda a sujeira e a oleosidade do cabelo, principalmente se ele for curto”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Malhou? Lavou!

Se você faz academia, não deve ficar com a cabeleira suada depois de malhar. “O cloreto de sódio contido na transpiração, em excesso, pode causar obstrução dos folículos e provocar queda, além de ressecar os fios por ser um tipo de sal”, explica Valéria Marcondes. “Principalmente após o exercício, é muito melhor lavá-los normalmente do que deixar couro cabeludo e fios impregnados de suor”, completa.

Usou gel ou cera? Lavou!

No caso dos modeladores, as substâncias químicas dos produtos também podem prejudicar a saúde dos bulbos capilares, que devem estar sempre limpos e desobstruídos. Nem precisa dizer que quanto mais baratinho for o gel, a pomada ou a cera, pior, porque mais suspeitos são seus ativos químicos. Se o fixador conter álcool, então, é um desastre, pois o produto vai com certeza deixar o cabelo ressecado.

Água só morna, por favor!

Importante ficar atento à temperatura da água. “O ideal é não abusar da água quente, não lavar os cabelos à noite e nunca dormir com os fios molhados, o que provoca dermatite seborreica e queda”, diz a dermatologista Claudia Marçal, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além dos danos ao couro cabeludo e provocar dermatite seborreica, água muito quente provoca a abertura das escamas do fio, removendo a proteção externa onde estão as ceramidas (gorduras naturais), provocando a abertura da cutícula das hastes, tornando os fios mais vulneráveis a pontas duplas, ressecamento e perda de brilho”, alerta Claudia.

Sulfato? Não, obrigado!

Os sulfatos entram nas fórmulas de muitos shampoos (especialmente os mais baratos) devido ao alto poder de limpeza (um dos mais comuns de se encontrar é o lauril sulfato de sódio).

Esses ativos químicos levam embora a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados. Quem tem cabelo seco precisa escolher shampoos sem sulfato, por não serem tão detergentes. Mas os sulfatos são ruins também para o cabelo oleoso, porque provocam um efeito rebote: o couro cabeludo “entende” que a oleosidade natural foi perdida e produz mais sebo, deixando o cabelo mais engordurado. Pode ser por isso que você lava de manhã e à noite ele já está uma meleca. Portanto, na hora de comprar um shampoo, olho no rótulo.

Dá-lhe condicionador (ou leave-in)

Quem tem cabelo muito seco pode usar após a lavagem condicionador ou leave-in, o creme para pentear sem enxágue (clique aqui para ler nossa matéria sobre os benefícios do leave-in para quem tem cabelo crespo ou cacheado).

“Para não ficar com o couro cabeludo oleoso, procure aplicar o condicionador apenas no comprimento dos fios”, ensina Claudia Marçal.

Escolha o shampoo certo

Mais uma recomendação – a última! É fundamental escolher o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. Hoje você acha produtos com fórmulas específicas para cabelos secos, muito secos, oleosos, finos, rebeldes, sem volume, grisalhos, cacheados… A escolha do shampoo certo vai resolver 90% de seus problemas de cabelo.

Caso você não saiba qual é o seu caso – ou fica confuso entre tantas opções de produtos à venda –, pergunte ao cabeleireiro da próxima vez que for ao salão. Leia também o post que explica como são os diferentes tipos de shampoos (clique aqui).

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

O post Você precisa mesmo lavar o cabelo todo dia? apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Você precisa mesmo lavar o cabelo todo dia?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.