Ads Top

5 erros do barbear que detonam a pele do rosto

Tem caras que sofrem ao fazer a barba, mas por opção: raspam os pelos só com água, compram aparelhos baratinhos, não passam pós-barba… Daí não dá para reclamar!

Homem No Espelho - como fazer a barba da maneira certa - erros do barbear que detonam a pele

Por Wilson Weigl

Fazer a barba não é das atividades mais divertidas do mundo. principalmente para quem tem que se barbear todo dia. Mas para muitos homens (muitos mesmo) o ritual pode ser uma verdadeira tortura, por causa da irritação, ardor e vermelhidão causada pela lâmina de barbear. Grande parte dos homens tem pele sensível, condição que os dermatologistas não sabem bem qual é a causa. Mas tem caras que sofrem porque querem. Sim, isso mesmo!

É fácil encontrar por aí homens que fazem a barba só com água, rapidão no banho, outros usam aqueles aparelhos baratinhos de duas lâminas, sem fita lubrificante. Há aqueles que nunca passam pós-barba para acalmar e cicatrizar a pele. Daí não tem como reclamar. O barbear correto tem etapas que devem ser seguidas à risca ou o resultado só pode ser desastroso para a pele. Principalmente porque a passagem da lâmina é uma agressão, raspando os pelos e a pele junto.

Quem sofre com acne ou pelo encravado tem que caprichar ainda mais no trato, para evitar sofrimento em dobro. Confira aqui os 5 erros mais comuns ao barbear que detonam o rosto. E transforme esse ritual masculino um momento de mais prazer e menos martírio.

  • Erro 1: não preparar a pele

Não faça a barba só com água (sim, muitos caras ainda fazem isso). Os pelos continuam duros, oferecendo resistência à passagem da lâmina. O resultado é irritação na certa. Use espuma ou gel de barbear, para fazer a lâmina deslizar melhor. Melhor ainda, use um óleo pré-barba, para amaciar a pele e facilitar ainda mais a remoção dos pelos.

Barbeie-se no chuveiro ou logo após o banho: o vapor dilata os poros e amolece os fios da barba. Ou então aplique uma toalha molhada em água quente no rosto (esse é o truque dos barbeiros).

  • Erro 2: usar um aparelho baratinho

Não tem jeito: aparelhos de barbear com menos de três lâminas são baratinhos, mas não fazem direito o serviço. Até porque geralmente não têm fita lubrificante, indispensável para fazer a lâmina deslizar mais suavemente.

O ideal é optar por cartuchos com no mínimo três lâminas (existem modelos com cinco e seis), com fita lubrificante, porque a diferença é gritante. Os aparelhos com cabeça móvel também se ajustam melhor aos contornos do rosto, evitando cortes. Repare também se o cartucho tem aparador, que é um plus para barbear com mais facilidade embaixo do nariz, bigode e costeleta.

  • Erro 3: usar um creme de barba qualquer

Quanto mais sensível for sua pele, mais você precisa caprichar no produto que usa para se barbear. É fácil sacar que quanto mais alta a qualidade do gel ou da espuma, mais bons ingredientes ele vai ter. São ativos que hidratam a pele e tornam menos agressiva a passagem da lâmina.

Existem produtos formulados especificamente para homens de pele sensível, que aliviam o estrago causado pelo barbear, que não deixa de ser uma agressão. Cheque os ingredientes do gel, espuma ou creme de barba antes de comprar.

  • Erro 4: não usar pós-barba

Essa é uma mancada grave, porque a lâmina raspa a epiderme, camada superficial da pele, abrindo espaço para irritação, ardor, vermelhidão e, inclusive, deixando-a exposta a bactérias.

O produto pós-barba (geralmente loção ou gel) alivia e repara os danos feitos pela lâmina na pele, auxiliando a cicatrização, ao mesmo tempo em que hidrata e dá aquela sensação boa de frescor. Retire restos de creme de barba com água fria (para fechar os poros), enxugue o rosto e passe o pós-barba logo em seguida.

  • Erro 5: escanhoar a pele

Escanhoar é raspar o pelo no sentido contrário ao seu crescimento. Esse movimento pode contribuir para o encravamento do pelo, para quem tem tendência ao problema, ou, ainda, deixar a pele irritada.

Tem homens que podem passar a lâmina de todo jeito, de lá para cá, sem qualquer problema, mas muitos têm a pele bastante sensível. Estes não podem passar a lâmina contra o sentido de nascimento dos pelos. Nesse caso, para um barbear rente, deve-se passar o aparelho mais vezes no mesmo sentido, o do crescimento do pelo no folículo da pele.

LEIA TAMBÉM

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Aparelho Gillette Skinguard Sensitive

O aparelho tem só duas lâminas, mas que são especialmente desenvolvidas para pele sensível. Sua inovação é a barra protetora SkinGuard, localizada entre as lâminas, que minimiza os puxões e corta o pelo rente, reduzindo ao máximo o contato entre a pele e as lâminas. Para comprar, clique aqui.

Aparelho The Razor Dr. JONES

Os cartuchos têm 6 lâminas de aço inoxidável que proporcionam raspagem rente e perfeita. Também têm uma fita lubrificante com aloe vera, vitaminas e lavanda (que diminui ainda mais o atrito das lâminas e acalma a pele) e trimmer para dar acabamento nas costeletas e sob o nariz. Para comprar na loja online da Dr. JONES, clique aqui.

Óleo Para Barba Coffee Blend Barba Brava

Óleo formulado com café, cravo e noz-moscada, suaviza o contato da lâmina com o rosto, diminuindo o atrito. Basta usar algumas gotas sobre a pele seca ou umedecida. Indicado para pele seca ou sensível. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Gel pré-Barba B. URB Burbank

Hidrata e protege a pele antes do barbear, melhorando o deslizar da lâmina. Estimula a recuperação da pele, principalmente nas áreas onde a epiderme sofre mais lesões devido ao barbear, diminuindo assim o risco de irritações. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Bálsamo Nivea for Men Sensitive

É um bálsamo (ou balm) de textura leitosa desenvolvido para homens de pele sensível, que fica facilmente irritada e com tendência a ardência e vermelhidão. Tem perfume suave e discreto. (100 ml). Preço médio: R$ 30,00. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Tônico American Crew Shaving Skincare Revitalizing 

O tônico revitalizante hidrata e acalma a pele. Por conter álcool, dá aquela ardência gostosa e deixa uma sensação refrescante e revigorante no rosto recém-barbeado. Para comprar, clique aqui.

After Shave Lotion Dior Sauvage

A loção tem a fragrância do perfume Sauvage, da família aromática fougére, que junta notas cítricas refrescantes com toques elegantes de madeiras e especiarias. O resultado é uma fragrância bem máscula, energizante e sofisticada. Para comprar, clique aqui.

O post 5 erros do barbear que detonam a pele do rosto apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 erros do barbear que detonam a pele do rosto.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo 5 erros do barbear que detonam a pele do rosto. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.