Ads Top

Como agem as substâncias dos cremes masculinos?

Ácido hialurônico, retinol, alfa-hidroxiácidos, vitamina C, ácido salicílico, resveratrol… Nomes, nomes! Conheça como agem os principais ativos dos cremes e desvende o enigma dos rótulos.

Homem No Espelho - ativos dos cosméticos cremes masculinos

Por Wilson Weigl  

Quem diria que nomes como ácido hialurônico, retinol, alfa-hidroxiácidos, vitamina C ou água termal fariam parte do vocabulário dos homens? Bem, pelo menos daqueles que gostam de se cuidar. Aqueles que investem no trato da pele do rosto, na prevenção do envelhecimento precoce, do surgimento de acne, manchas, rugas e querem chegar aos 40, 50 anos com tudo em cima.

Ok, mas na hora de procurar um creme na farmácia, quem sabe o que essas tantas substâncias com nome científico fazem na pele e por que são importantes? “Saber interpretar o rótulo, mesmo que de maneira superficial, já ajuda a escolher o creme ideal para sua pele — e fugir dos apelos milagrosos de marketing”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O ideal é conhecer pelo menos os principais ingredientes que fazem parte da composição dos cosméticos mais modernos e poderosos”, diz o médico.

Não necessariamente todos eles precisam estar numa mesma composição, já que têm diferentes finalidades. Mas muitos cremes combinam mais de um desses ativos, às vezes reforçando um determinado efeito, às vezes cumprindo funções diferentes.  

Aprenda abaixo como agem as principais substâncias dos cremes anti-idade, antimanchas, anti-acne e anti-oxidantes. Um time de especialistas explica a função de cada um deles.

Ácido hialurônico

Esse ácido é produzido naturalmente pelo organismo na camada profunda onde ficam as fibras do colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e sustentação da pele. “Com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Na falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, formam-se rugas, sulcos e perda de luminosidade”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O ativo também possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir ácido hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante. “Mas saiba o que comprar: fique de olho se esse ativo é usado em diferentes pesos moleculares na fórmula, para poder atuar em várias áreas da pele”, avisa o dermatologista.

Retinol

Potente antirrugas, o retinol é a mais nobre fonte de vitamina A, essencial para a renovação das células da pele. Dentro da pele, o retinol se transforma em ácido retinoico, que estimula fortemente todo o metabolismo cutâneo, inclusive com produção de colágeno e renovação celular, segundo Abdo Salomão. “O retinol também ajuda a controlar a obstrução folicular da pele, o processo que inicia a formação dos cravos e espinhas.

“O retinol também ajuda a clarear manchas, controla o excesso de oleosidade e torna os poros um pouco menos dilatados”, completa a dermatologista Kédima Nassif, membro da SBD. Como algumas pessoas sofrem com efeitos adversos, como irritação cutânea e descamação, as fórmulas podem ser balanceadas com ingredientes hidratantes, para compensar o ressecamento provocado pela substância.

Vitamina C

É um poderoso antioxidante, ou seja, defende a pele dos danos causados pelos radicais livres (moléculas nocivas que oxidam as células e causam envelhecimento precoce).  “A vitamina C também tem ação clareadora, diminui manchas, colabora na síntese de colágeno, que dá firmeza à pele, e oferece alta eficácia na redução das rugas”, diz Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD.

Até algum tempo atrás, as indústrias de cosméticos experimentavam dificuldade na utilização da vitamina C, por causa de sua instabilidade e rápida oxidação e perda de eficácia por ação da luz e do calor. Hoje, porém, novas técnicas possibilitaram garantir sua eficácia nos cremes e séruns. Ao comprar o produto, que nunca é barato, preste atenção se a fórmula garante a estabilidade e tenha concentrações de 20 a 40%. 

Vitamina E

Além de hidratar, essa vitamina age em conjunto com a vitamina C como antioxidante, garantindo a proteção das estruturas da pele através da neutralização dos radicais livres, moléculas que danificam as células em nível profundo, causando rugas e envelhecimento precoce.

A vitamina E também costuma ser usada em cremes para a proteção dos demais ingredientes, uma vez que previne a oxidação e o escurecimento da formulação, contribuindo também para a maior estabilidade da vitamina C.

Ácido salicílico

Indicado para quem tem tem acne ou excesso de oleosidade no rosto, controla a produção de sebo, desobstrui os poros e tem ação anti-inflamatória.

Alfa-hidroxiácidos

Os AHAs são responsáveis por diminuir a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo um efeito esfoliante químico com consequente estímulo à renovação celular. Os mais comuns são os ácidos: glicólico, málico, mandélico e láctico. Tem efeito antirrugas e deixam a pele com maior luminosidade. “O ácido glicólico, por exemplo, é derivado da cana de açúcar e de vegetais doces. Seu mecanismo de ação é por meio da diminuição da adesão entre os queratinócitos, células da primeira camada da pele. Dessa forma, o ativo favorece o processo de renovação celular, além de facilitar a penetrância de outras substâncias na pele”, explica a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Resveratrol

É um polifenol (antioxidante natural) obtido da casca e das sementes das uvas escuras, responsável também pela ação benéfica do vinho. Chamado de molécula da longevidade, usado em cosméticos o poderoso ingrediente previne o envelhecimento da pele por inibir a ação oxidativa dos radicais livres nas células, tem efeito anti-inflamatório, suaviza rugas e linhas finas. “Sugere-se usá-lo principalmente à noite”, diz a dermatologista Paola Pomerantzeff. Os cosméticos que contém resveratrol nunca são baratinhos.

Silício orgânico

O silício é uma molécula que estimula a produção de colágeno e elastina, que dão sustentação e firmeza à pele. É considerado uma espécie de cimento da pele, protegendo-a da degradação causada pela idade. Atua no organismo também fortalecendo cabelo, unhas e as paredes das artérias. “Nos cosméticos, sua presença contribui para mais penetração e melhor ação na pele de outras substâncias, como o ácido hialurônico, diz Abdo Salomão. “Além dos cremes, o silício orgânico pode ser consumido via suplementos orais”.

Pantenol

É o nome comum da pró-vitamina B5, substância considerada a precursora do ácido pantotênico, uma vitamina fundamental na manutenção da saúde e vitalidade da pele. Tem alto perfil hidratante.

Ômegas 3, 6, 7 e 9

Nos cremes, esses ácidos graxos têm a importante função de nutrir as células, protegendo-as do envelhecimento e do estresse e, ainda, fortalecer as defesas naturais da pele. Segundo o médico Abdo Salomão, as embalagens informam o tipo do ácido incluído na fórmula: ômega 3 (anti-inflamatório, dermoprotetor e vasodilatador); ômega 6 (excelente ação cicatrizante); ômega 7 (proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável); ômega 9 (resistência à oxidação causada pelos radicais livres e à desidratação).

Água termal

A água termal é diferente da mineral, porque percorre largas extensões de terrenos, principalmente entre rochas, e vai arrastando do solo uma série de oligoelementos e minerais. Quando coletada na fonte tem alta concentração de nutrientes importantes para a saúde da pele, como zinco, selênio e silício. 

Por conta dessa riqueza e combinação de micronutrientes, a água termal tem ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante da pele. Tudo isso somado a um notável efeito calmante e refrescante, especialmente agradável nos dias de verão.

Fatores de crescimento

São moléculas poderosas, naturalmente encontradas na pele, e que atuam no processo de regeneração e reparação do tecido cutâneo. Como o nome sugere, estimulam o “crescimento” saudável da pele (por isso, sua produção diminui com o envelhecimento). “Funcionam como verdadeiros operários cuja função é construir pele nova e combater a sua atrofia, comum nas pessoas com mais de 40 anos”, finaliza o médico Abdo Salomão.

Quando presentes nos cosméticos, os fatores de crescimento contribuem para a renovação e uniformidade da pele, diminuição de manchas de acne ou foliculite, rugas e linhas de expressão.  

*Lembre-se: o uso de creme facial com alguma dessas substâncias acima é praticamente obrigatório após os 30 anos, quando a pele perde vitalidade e firmeza e as rugas começam a ficar mais acentuadas e profundas. Mas quem tem 20 anos também pode usar sem medo, para prevenir os danos causados por sol e envelhecimento.

Problemas de pele como acne e manchas são influenciados pela genética, mas também aparecem por causa dos danos diários causados por radiação solar, poluição e estresse, que detonam silenciosamente a pele. 

Os cremes à venda em farmácias e lojas online são formulados para uso geral, pois combinam substâncias em baixas concentrações, para que possam ser usados por qualquer pessoa. Alguns produtos têm uma finalidade específica, enquanto outros são multifuncionais e agem em várias frentes.

Antes de comprar um creme, avalie qual sua necessidade, levando em conta a principal finalidade do produto. Para saber qual o tipo de cosmético ideal para você, leia aqui o post O guia completo do creme facial para homens

Homem No Espelho recomenda:

Confira uma seleção de cremes que contêm as substâncias citadas acima. Todos são unissex e podem ser usados por homens sem problema. Barato nenhum deles é. Mas os benefícios compensam os preços altos.

Mousse anti-idade Ada Tina Pure C 40 Ultra

Com textura de creme leve, com toque seco e não melado, tem alta concentração de vitamina C pura (40%), promove o clareamento intensivo da pele, reduz manchas, rugas profundas, linhas de expressão e sinais do envelhecimento. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Creme anti-idade Eucerin Hyaluron Filler Noite

O creme para uso noturno hidrata a pele, combate rugas de expressão e perda de volume. Contém ácido hialurônico, que auxilia no preenchimento das rugas desde as camadas profundas da pele. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Sérum 10 Skinceuticals Antioxidante 

Com textura líquida, é rapidamente absorvido pela pele. Bastam poucas gotas a cada uso. Tem 10% de vitamina C pura, que protege contra os radicais livres, previne e corrige sinais do envelhecimento e dos danos provocados pelo sol. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum La Roche-posay Salicyli C10

Líquido, para ser usado com conta-gotas, tem vitamina C antioxidante que combate os radicais livres e ácido salicílico, ativo consagrado no combate à acne e na diminuição do excesso de oleosidade da pele. Uniformiza o tom da pele, diminui poros e atenua rugas. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui

Sérum Vichy Liftactiv Aox Concentrate

Sérum concentrado antioxidante e anti-sinais com vitamina C (15%),
ácido hialurônico e outros ativos que combatem a ação dos radicais livres, reduzem rugas de expressão e diminuem a perda de colágeno, melhorando a tonalidade e a textura da pele. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum Ada Tina Resveratrol Active 10

É um sérum (bem líquido) antioxidante e antissinais para a pele com poderosa ação anti-idade por conter resveratrol da uva (10%) e fatores de crescimento. Combate a ação dos radicais livres, reduz manchas, rugas e flacidez em 28 dias de uso. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Anti-idade Adcos Derma Complex Vitamina C 20

Com alta concentração de Vitamina C pura (20%) e outros ativos antioxidantes, previne a ação dos radicais livres e o envelhecimento. Reduz rugas, uniformiza o tom e melhora a textura da pele. Tem efeito mate e toque seco, reduzindo o brilho do rosto. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

O post Como agem as substâncias dos cremes masculinos? apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como agem as substâncias dos cremes masculinos?.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como agem as substâncias dos cremes masculinos?. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.