Ads Top

Efeito placebo: o que é e como funciona


Um placebo é um medicamento, substância ou qualquer outro tipo de tratamento que se parece com um tratamento normal, mas que não possui efeito ativo, ou seja, que não faz qualquer alteração no organismo.

Este tipo de medicamentos ou tratamentos é muito importante durante testes para descobrir um novo remédio, pois, nos grupos de teste, algumas pessoas fazem o tratamento com o remédio novo, enquanto outras o fazem com um placebo. Assim, no final do teste, se os resultados forem iguais para os dois grupos, é sinal que o novo medicamento não faz qualquer efeito.

Porém, o efeito do placebo também possui um papel importante no tratamento de algumas doenças, porque, embora não provoque qualquer alteração no organismo, pode modificar a forma como a pessoa se sente, ajudando a melhorar os sintomas e até aumentando o sucesso do tratamento que já estava sendo feito.

Efeito placebo: o que é e como funciona

Como funciona o Efeito Placebo

Ainda não é conhecido a forma exata como funciona o efeito placebo no tratamento de doenças, no entanto, a teoria mais aceite indica que uso deste tipo de tratamento se baseia nas expectativas da pessoa. Ou seja, quando se toma um medicamento, esperando que tenha um determinado efeito, os próprios processos químicos do corpo tentam imitar o efeito e produzem alterações no organismo, melhorando os sintomas, por exemplo.

Assim, o efeito placebo já é utilizado com sucesso no tratamento de vários problemas como:

  • Depressão;
  • Alterações do sono;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Menopausa;
  • Dor crônica.

Porém, o efeito placebo também pode ter o efeito contrário, levando a pessoa a sentir alguns dos efeitos colaterais que sentiria ao tomar um remédio normal, como dores de cabeça, agitação, náuseas ou prisão de ventre, por exemplo.

Para funcionar corretamente, o placebo deve ser usado sem que a pessoa, que espera o efeito, saiba que o está a tomar. Um bom exemplo consiste em dar um comprimido de vitamina C no lugar de um comprimido para a ansiedade, por exemplo.

Efeito placebo pode curar doenças?

O uso de placebos não ajuda a curar doenças, sendo apenas capaz de aliviar alguns sintomas, especialmente os que estão relacionados com a saúde mental. Assim, embora possam ser usados em casos de doenças mais graves, como câncer, os placebos não podem substituir os tratamentos indicados pelo médico.

Quando pode ser útil

O efeito placebo é útil para ajudar a reduzir o número de medicamentos ou tratamentos utilizados para aliviar sintomas, deixando o organismo menos intoxicado.

Além disso, quando usados corretamente, os placebos podem fornecer uma nova sensação de esperança a pessoas com doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida.





Source link

O conteúdo Efeito placebo: o que é e como funciona aparece primeiro em Brasil Viver Bem Agora Melhores Suplementos e Estimulates Naturais!.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e Resenha sobre Efeito placebo: o que é e como funciona.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Efeito placebo: o que é e como funciona. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.