Ads Top

Bebidas que ajudam a curar a ressaca

Alivie os sintomas da ressaca com sucos e chás que ajudam o corpo a desintoxicar, eliminando toxinas, e que também ajudam na digestão e na recuperação das energias.

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca

Por Wilson Weigl

Ressaca, quem nunca? Ela é a conta que todo mundo paga no dia seguinte de uma noitada de festa. Em síntese, é um desequilíbrio total no organismo causado pelo esforço do metabolismo do álcool, que é notório por esgotar o corpo de água e nutrientes vitais. A ressaca é consequência da intoxicação do organismo. Isso mesmo, intoxicação.

Mesmo que você não tenha dado “perda total” na bebedeira, no dia seguinte precisa dar uma força para seu corpo se recuperar. Os sintomas da ressaca — mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, cansaço, sede, sensibilidade à luz — aparecem depois que passa o efeito do álcool, ou seja, depois que o organismo já metabolizou tudo, geralmente no dia seguinte. 

A bebedeira é na verdade uma intoxicação porque desde o primeiro gole da bebida, o corpo precisa trabalhar muito mais do que o normal para processar e eliminar o etanol, entendendo que ele é uma substância estranha ao organismo — e é mesmo. O fígado — o órgão mais sobrecarregado no processamento das bebidas alcoólicas — produz e libera substâncias tóxicas que chegam a outras partes do organismo por meio da corrente sanguínea.

Esse principal “filtro” pode até não dar conta do recado. Quanto mais copos e mais rápido você beber, menos tempo e capacidade o fígado terá para desempenhar eu trabalho, o que pode levá-lo à exaustão, cujo efeito comum é o coma alcóolico.

LEIA TAMBÉM

Outro efeito do álcool é a desidratação, responsável por sintomas como sede, boca seca e dor de cabeça no dia seguinte. Ao contrário do que se pensa, o álcool desidrata o organismo e tem efeito diurético: segundo estudos, a ingestão de 250 ml de bebida provoca a expulsão de 800 ml a 1 litro de água pelo corpo. É por isso que a gente urina tanto durante a noitada. Ou seja, a perda de hidratação é muito maior que o ganho.

O terceiro efeito adverso do álcool é a queda da glicose no sangue, a chamada hipoglicemia, que provoca sensação de fraqueza e mal-estar generalizado. Enzimas produzidas pelo fígado que trabalham na produção de glicose ficam ocupadas no processamento do etanol, comprometendo a quantidade de glicose enviada para o cérebro e outras partes do organismo, causando baixa de energia.

Por conter mais água e menor teor de álcool, a cerveja pode demorar mais para provocar bebedeira e, também, costuma causar ressacas mais leves em comparação com outras bebidas como os destilados (vodca, gim, uísque, cachaça, rum, tequila) e os fermentados (vinho, champanhe e saquê). Mas toda bebida alcóolica provoca a intoxicação e a desidratação do corpo.

Confira abaixo as melhores bebidas para ajudar seu corpo a desintoxicar, eliminando mais rápido as toxinas, e que também ajudam na digestão e na recuperação das energias.

Água de coco

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - água de coco

A água de coco é uma bebida isotônica natural, rica em eletrólitos (como sódio e potássio), que age no organismo como uma solução fisiológica, hidratando e eliminando impurezas. Também tem calorias que fornecem energia para a recuperação do organismo.

Suco de tomate

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - suco de tomate

Segundo estudos, o suco de tomate estimula o fígado a eliminar toxinas do álcool. Além disso ele é rico em vitaminas e antioxidantes como o licopeno, presente nos alimentos de cor vermelha e laranja. Um copo de suco de tomate reabastece rapidamente o corpo dos nutrientes perdidos durante a noite de bebedeira, fazendo você se sentir melhor mais rápido.

Suco de limão

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - suco de limão - limonada

Seu fígado trabalhou muito para filtrar o álcool de seu sistema desde o primeiro gole tomado na noite passada. Pela manhã, ajude-o a desintoxicar com um belo copo de suco de limão, limonada (com açúcar ou adoçante) ou simplesmente com água com limão espremido (esprema o suco de meio limão em um copo de água). A fruta é um “detergente” natural, ajudando a digestão das gorduras e contém mais de 100% da dose diária recomendada de vitamina C, que também atua no processo de desintoxicação do fígado.

Café

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - café

O café é uma escolha clássica para aliviar a ressaca, porque a cafeína dilata os vasos sanguíneos, aliviando a dor de cabeça. E por ser estimulante, a cafeína melhora as funções cerebrais, que devem estar um pouco lentas e confusas no dia seguinte à noitada.

Chá verde

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes e estimula o fígado a eliminar as toxinas do organismo. Também auxilina no processamento das gorduras, caso tenha se excedido também na comida. A água do chá também contribui no processo de reidratação.

Suco de gengibre

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - suco de gengibre

O gengibre é famoso por atuar no sistema digestivo, aliviando enjoos e náuseas e ajudando na digestão de alimentos gordurosos. Também tem ação anti-inflamatória e estimula a eliminação de toxinas do organismo. Para fazer o suco, descasque um pedaço de gengibre e bata no liquidificador com suco de limão, laranja, abacaxi ou tangerina ou, ainda, água de coco. Pode também tomar o gengibre em forma de chá, quente ou gelado.

Água, é claro

Homem No Espelho - Bebidas para curar ressaca - água

Um dosa principais efeitos do álcool no organismo é a desidratação, como falei lá em cima neste post. Por isso é preciso beber muita água no dia seguinte ao porre para limpar os rins, que trabalharam duro para processar o álcool e, eventualmente, as porcarias e comidas gordurosas que você mandou para dentro junto com ele. A regra é beber de 1, 5 a 2 litros de água por dia, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Beba vários copos ao longo do dia, mesmo sem sentir sede — ela é um alerta de que o organismo já está desidratado. 

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

O post Bebidas que ajudam a curar a ressaca apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Bebidas que ajudam a curar a ressaca.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Bebidas que ajudam a curar a ressaca. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.