Ads Top

Servidor de Atualização de Plugins Fora do WordPress

Tempo de leitura: 3 minutos

O WordPress.org permite qualquer pessoa fazer uma conta e enviar um plugin para o sitema deles. Porém, para o seu plugin ser disponibilizado pelo site oficial do WordPress ele precisa cumprir alguns requisitos.

Por exemplo, é necessário que o plugin seja gratuito, ou que ofereça uma versão funcional. Para aproveitar esses benefícios muitos desenvolvedores que possuem plugins Premium (Pagos) acabam disponibilizando uma versão Simplificada ou Limitada de forma gratuita, e com opção para o usuário adquirir a versão Full (Completa).

Fique tranquilo que em um próximo artigo vamos ensinar passo a passo como você pode fazer pra publicar um plugin de sua autoria no repositório de plugins oficial do WordPress.

Contudo, o foco desse artigo é mostrar algumas soluções de Servidores de Atualização de Plugins separados do servidor do WordPress, exatamente para quem quer disponibilizar plugins para os usuários sem passar pelo repositório oficial.

Servidores de Atualização de Plugins Fora do WordPress

Para você entender melhor do que estou falando vamos imaginar a seguinte situação: você criou um plugin wordpress e enviou ele para um amigo seu que possui um site wordpress. O seu amigo baixou o seu plugin e instalou no site dele. Até aqui tudo bem, mas vamos dizer que agora depois de umas semanas você atualize o seu plugin. E agora, como o seu amigo vai atualizar o plugin dele?

Acontece que como o seu plugin não está registrado e servido no repositório do wordpress, o seu amigo não receberá aviso de atualização. Aqui a única forma do seu amigo conseguir atualizar seria você reenviar o plugin para ele e ele reinstalar o plugin novamente.

Bom, quando se vai disponibilizar o plugin para poucas pessoas, você pode fazer dessa forma citada acima, mas e se você tivesse 2000 amigos ou cliente usando o seu plugin. E agora?

Pois é, nessa hora que os servidores de atualização de plugins autônomos salvam nossas vidas. Rsrsrs.

Veja a lista de servidores que conheço abaixo:

Esses sistemas são bem parecidos, você cria uma conta, assina um plano e então cadastra o seu plugin ou os seus plugins e temas wordpress. Para Cada plugin que você cadastra é gerado um arquivo php e um código para você inserir dentro do plugin ou thema.

Feito isso, agora sempre que você cadastrar uma nova versão do seu plugin ou tema wp, os usuários vão receber a notificação no painel wp do site deles. Exatamente tal qual ocorre com plugins hospedados no wordpress.org

Como montar meu próprio servidor de Atualização de plugins e temas

Bom, se você não quiser assinar um serviço de atualização, outra alternativa é você montar o seu próprio servidor de atualização privado. Nesse caso, há um projeto que faz exatamente isso disponibilizado no github.com

O Nome do projeto é Plugin Update Server: https://github.com/YahnisElsts/wp-update-server

E aqui o Plugin Update Checker: https://github.com/YahnisElsts/plugin-update-checker

Note que há mais instruções para usar essa dobradinha de plugins nas respectivas páginas dos projetos. Então, não tem jeito, se você optar por essa opção gratuita, terá de arregaçar as mangas da camisa e partir para a ação, testes e implementações.

COnclusão

Bom, espero que essas dicas tenham sido de grande valia para os amigos que por ventura possam estar lendo este artigo. Ah! não se esqueça de colocar na balança que para usar um plugin Servidor você vai precisar assinar um servidor de hospedagem potente, que dê conta de suportar os downloads simultâneos dos teus usuários. Às vezes, colocando na ponta do lápis, fica o mesmo preço de pegar um serviço como o wp-updates ou o kernels, sendo que esses últimos tem a vantagem de não precisar programar nenhuma linha de código, basta subir o seu plugin ou template wp atualizado para o servidor deles e pronto.

Valeu, abraços e até um próximo artigo!

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Servidor de Atualização de Plugins Fora do WordPress.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Servidor de Atualização de Plugins Fora do WordPress. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.