Ads Top

Como cuidar da pele do rosto em cada idade

Não importa se você tem 20, 30, 40 ou 50 anos: comece a cuidar do rosto. Com um bom trato você previne futuros problemas e reverte as marcas do tempo.

Como cuidar da pele do rosto em cada idade - 20 anos - 30 anos - 40 anos

Por Wilson Weigl 

Envelhecer é inevitável, mas quando o assunto é aparência, a idade não precisa ser muita coisa além de um número no RG. Por isso é que a gente vê por aí cinquentões que aparentam muito menos e caras de 20 anos que parecem ter 10 anos a mais.

Genética ajuda, sem dúvida, mas quanto mais cedo você começa a cuidar da pele mais legal ela vai estar no futuro. O Homem No Espelho preparou este plano de ação para todo homem colocar em prática já, não importa se está na faixa dos 20, 30, 40 ou 50 anos. São dicas com soluções para atenuar os problemas já existentes e prevenir problemas futuros.

20 anos

Homem No Espelho - Como cuidar da pele do rosto em cada idade

✔ Principais problemas

  • Acne
  • Pele oleosa
  • Brilho no rosto
  • Pelo encravado
  • Preguiça de passar protetor solar

✔ Soluções:

Filtro solar: Comece a se proteger já dos danos causados pela radiação UV que só vão dar as caras no futuro: manchas, rugas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Os danos causados pelo sol são cumulativos, ou seja, vão se somando no seu corpo.

Aplique no rosto, todas as manhãs, protetor facial com FPS 30, no mínimo. Use também em dias nublados (porque a radiação perigosa UVA atravessa as nuvens). Saiba que telefone, tablet e computador emitem uma radiação tão maléfica para a pele quanto a luz do sol (clique aqui para ler o post). Quando for à praia, correr ou praticar esporte ao ar livre, use filtro para uso esportivo, com o dobro do FPS.

Tônico facial: Limpe o rosto com loção adstringente, que regula a oleosidade, desobstrui os poros e previne cravos e espinhas. Em caso de acne, adote produtos como sabonete esfoliante, que contem ácido salicílico ou glicólico, ou, em casos mais severos, enxofre, que tem ação secativa.

✔ Plano de ação

A ordem por enquanto é uma só: moderação no pé na jaca! Os maus hábitos — cigarro, álcool, excesso de sol, falta de sono e alimentação ruim — fazem estragos que vão aparecer depois dos 30 anos.

30 anos

Homem No Espelho - Como cuidar da pele do rosto em cada idade

✔ Principais problemas:

  • Excesso de brilho e oleosidade da pele
  • Surgimento das primeiras rugas
  • Aumento da pigmentação da pele.
  • Manchas de sol
  • Pelo encravado e foliculite (chatice que segue).

✔ Soluções:

Filtro solar: Por volta dos 30 anos, esse cuidado é ainda mais importante. Aplique no rosto, todas as manhãs, protetor facial com FPS 30, no mínimo. Lembre-se de que a recomendação vale para dias nublados (porque a radiação solar perigosa atravessa as nuvens) e para quem trabalha sob luz artificial. Telefone, tablet e computador emitem a luz azul HEV Light, radiação que pode ser tão maléfica para a pele quanto a luz do sol (clique aqui para ler o post).

Hidratante: Depois de lavar o rosto, pela manhã e à noite, aplique hidratante, em gel, sérum ou creme, que repõe a umidade da pele e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho.

Creme anti-idade: Pode começar a usar. Além de hidratar, ele contém ingredientes que nutrem a pele e previnem o envelhecimento precoce.

O ideal é usar produtos com substâncias antioxidantes, que combatem a ação nociva dos radicais livres (moléculas que “oxidam” as células da pele, acelerando o envelhecimento), como a vitamina C. Também pode começar a usar produtos anti-rugas com ativos de ação preenchedora (como o ácido hialurônico).

✔ Plano de ação

Comece a dar mais atenção aos cuidados com a pele do rosto. Lave com sabonete facial (nunca use o mesmo do corpo), faça limpeza com tônico, aplique hidratante após lavar o rosto e invista nos cremes anti-idade. Para conhecer em detalhes o trato completo da pele aos 30 anos, clique aqui.

40 anos

Homem No Espelho - Como cuidar da pele do rosto em cada idade

✔ Principais problemas: 

  • Rugas
  • Sulcos na testa
  • Pés de galinha em volta dos olhos
  • Vasinhos
  • Perda de elasticidade da pele
  • Primeiras manchas senis

✔ Soluções:

Creme antioxidante: Hidratar e nutrir a pele é fundamental: além de mais seca, ela já é 50% mais fina do que aos 20 anos. É o momento de adotar de vez os cremes anti-idade com ativos antioxidantes que combatem a ação nociva dos radicais livres (que detonam a pele), como a vitamina C. Não economize e invista em tudo do bom e do melhor.

Luz pulsada: procedimento oferecido pelas clínicas dermatológicas, funciona como o laser (só que com frequência mais baixa), diminui manchas e vasinhos e dá uma levantada geral no rosto, por estimular a formação de colágeno, proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele.

✔ Plano de ação

É época ideal para as primeiras consultas ao dermatologista: o médico vai indicar os tratamentos e produtos ideais para você. E continue firme no uso diário do filtro solar.

50 anos

Homem No Espelho - Como cuidar da pele do rosto em cada idade

✔ Principais problemas: 

  • Aumento de rugas
  • Aprofundamento dos sulcos na testa
  • Bigode chinês
  • Pés-de-galinha
  • Ressecamento da pele
  • Manchas senis
  • Flacidez da pele
  • Perda dos contornos faciais.

✔ Soluções:

Fórmulas manipuladas: O ideal é consultar sempre o dermatologista e usar fórmulas manipuladas nas farmácias. O especialista vai equilibrar a receita com os ativos indicados para as necessidades da sua pele, como ácidos hialurônico, retinóico, glicólico ou DMAE.  Hidratar o rosto e passar filtro solar continuam na ordem do dia, pois o sol nunca dá trégua e o câncer de pele está sempre à espreita.

Preenchimento facial: A flacidez e a perda do volume facial (traduzindo, a cara despenca) são praticamente inevitáveis nessa idade. O preenchimento com injeção de ácido hialurônico, feito em clínicas dermatológicas, devolve o volume às áreas do rosto onde houve diminuição de gordura, atenuando rugas e olheiras.

✔ Plano de ação

É tempo de visitas regulares ao dermatologista, inclusive para checar manchas e pintas que podem degenerar em câncer. Continua caprichando na rotina diária — proteção solar, limpeza, hidratação — para não mais com a cara do Brad Pitt do que a do Keith Richards antes da hora.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

O post Como cuidar da pele do rosto em cada idade apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como cuidar da pele do rosto em cada idade.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como cuidar da pele do rosto em cada idade. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.