Ads Top

Como prevenir e diminuir manchas de pele

Durante o verão, época em que os índices de radiação ultravioleta aumentam, há maior risco de surgimento de manchas, que podem ser evitadas e combatidas com apenas alguns cuidados básicos.

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

Por Wilson Weigl

Verão é temporada de sol, praia, piscina… e manchas de pele. Na estação aumentam ainda mais os índices de radiação solar ultravioleta (que aliás aqui no Brasil são altos o ano inteiro), a principal causadora das manchas no rosto e no corpo. Especialmente nessa época é absolutamente fundamental evitar se expor ao sol sem proteção, não apenas para evitar as manchas, assunto deste post, como também o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

“A exposição ao sol sem protetor solar promove um aumento na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. A consequência é o surgimento de alterações como os melasmas, manchas marrons que surgem principalmente no rosto, e as melanoses solares, também conhecidas como manchas senis, lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol, como mãos e face”, explica Roberta Padovan, médica especializada em dermatologia e medicina estética.

Negros e morenos têm de ficar ainda mais alerta em relação ao sol, pois as peles escuras têm mais tendência a desenvolver manchas, por causa da maior concentração de melanina, o pigmento da cor. Para ler mais sobre as manchas na pele negra, clique aqui.

Prevenção das manchas de pele

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

A boa notícia é que é basta um único cuidado para prevenir o aparecimento dessas alterações na pele: o uso diário do filtro solar. “É importante que o produto tenha no mínimo FPS 30 e amplo espectro de proteção solar, para combater tanto a radiação UVA e quanto a UVB”, aconselha Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da marca Buona Vita.

É importante também ficar atento ao modo de uso correto do protetor para garantir sua eficácia. Um dos mandamentos é não economizar no produto e passar em quantidade suficiente para garantir sua ação. A “regra da colher de chá” ensina que se deve aplicar uma colher de chá no rosto e em cada um dos braços e duas colheres de chá para peito/costas e para cada perna. 

“O tempo de aplicação também é importante. O protetor deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, pois apesar da proteção começar instantaneamente, esse é o tempo necessário para que o produto se disperse sobre a pele e atinja sua potência máxima. Também deve-se reaplicar a cada duas horas em média”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, consultor em cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Ada Tina Italy.

Tratamento com cosméticos

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

Se a pele já apresenta manchas causadas pelo sol pode-se esperar o verão acabar para tratá-las, pois hoje já existem cosméticos de alta eficácia clareadora que podem ser utilizados em qualquer época do ano, pois não causam sensibilidade ao sol.

O resultado do tratamento com cosméticos depende do tamanho, local, tempo de evolução da mancha e tipo de pele. Por isso, se não for escolhido o produto certo, o resultado pode ser decepcionante. No final deste post o Homem No Espelho indica alguns bons produtos com ação clareadora.

Tratamento com laser

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

Quem deseja potencializar ainda mais o clareamento das manchas e a uniformização do tom de pele pode optar também pelos procedimentos feitos em clínicas dermatológicas, que podem ser feitos no verão ou em qualquer época do ano.

Um dos procedimentos mais modernos e eficazes na diminuição de manchas é o laser Pico Ultra 300, que causa uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das manchas, que é então eliminado pelo organismo. “Uma das grandes vantagens desse equipamento é possibilitar o uso de energias altíssimas para potencializar resultados, mas com desconforto reduzido”, afirma o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tanto que, ao contrário de outros tipos de lasers, o Pico dispensa anestesia no rosto e causa um mínimo de dor.

“O feixe de luz emitido pelo Pico Ultra 300 é tão veloz que consegue atingir o alvo, ou seja, o pigmento causador das manchas, sem causar danos nos tecidos ao redor e na superfície da pele, o que torna o processo de recuperação extremamente rápido ”, completa Abdo.

Importante ressaltar que, como cada tipo de mancha tem um tratamento específico, o ideal é consultar um dermatologista logo ao notar o surgimento dessas alterações. “O médico vai indicar o melhor tratamento, que pode incluir peelings químicos à base de ácidos, peelings mecânicos de cristal ou diamante, microagulhamento robótico, lasers ou luz intensa pulsada”, finaliza Roberta Padovan.

Confira abaixo algumas opções de filtros solares e cosméticos com ação clareadora e protetora da pele que você encontra em drogarias e perfumarias.

HOMEM NO ESPELHO INDICA

Filtro solar Normalize Hydra Comfort FPS 90, da Ada Tina Italy

Com alto nível de proteção (FPS 90), oferece máxima proteção contra manchas causadas pela radiação solar. É invisível, não oleoso, rapidamente absorvido, não deixa a pele esbranquiçada e dura 12 horas. Contém vitamina E, poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas que oxidam as células e danificam a pele em nível profundo). Para comprar, clique aqui.

Filtro solar Isdin Fusion Water FPS 50

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

Da marca espanhola de produtos de qualidade, oferece alta proteção contra os raios solares (tem FPS 50), controla e reduz a oleosidade da pele Tem textura líquida (por ter uma alta concentração de água é rapidamente absorvido). Especialmente indicado para pele oleosa ou com tendência a acne. (50 ml) Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Filtro solar Buona Vita Solar Hidra Active

Uma ótima opção para evitar o surgimento das manchas é o fotoprotetor multifuncional com FPS 30 que protege contra os malefícios dos raios UV, da luz visível e da poluição na pele, além de contar com ingredientes antienvelhecimento, antiglicantes e antioxidantes. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum clareador Ada Tina Italy Retintense 5.0

É um sérum rejuvenescedor e clareador com peptídeos de retinol e ácido hialurônico, que também age no preenchimento de rugas e no estímulo da produção de colágeno, que dá firmeza à pele. Tem textura líquida, leve e não oleosa com rápida absorção, fácil espalhabilidade e aplicação com alta durabilidade (rende até 180 aplicações). Para comprar, clique aqui.

Sérum clareador Ada Tina Italy Verian Glycolic K

Sérum clareador Ada Tina Verian Glycolic K

Reduz imperfeições, uniformiza e deixa a pele mais clara. Contém ácido glicólico 8% – com ação renovadora celular, esfoliante, clareadora e anti-idade – e ácido kójico – clareador de origem natural, que reduz a pigmentação da pele. Leva ainda ácido hialurônico, que diminui sinais do envelhecimento. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

O post Como prevenir e diminuir manchas de pele apareceu primeiro em Homem No Espelho.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como prevenir e diminuir manchas de pele.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como prevenir e diminuir manchas de pele. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.