Ads Top

Como Baixar Imagens em Massa ou Como Pegar Url de Várias Imagens

Salve caros amigos, no artigo de hoje vamos aprender uma forma para conseguir pegar o url de imagens de forma massiva. E também vamos aprender aqui como baixar essas imagens em massa para o seu computador.

Às vezes precisamos de várias imagens para criar um slide de algum vídeo, e ter de ficar pegando imagem por imagem é um tanto cansativo. Claro que você pode fazer uma busca no Google Images e utilizar uma extensão de navegador, mas notou que a extensão geralmente baixa a miniatura e não a imagem no tamanho real? Pois é, com a dica de hoje você vai aprender a como driblar esse problema.

Como Obter o urls de Imagens em massa

A ideia de criar esse conteúdo veio depois de criar o sistema Gerador de Vídeos, ali você precisa alimentar ele com as imagens que serão usadas nos slides. Então pensando um pouco descobri uma forma para você conseguir pegar várias urls de imagens no tamanho real. Fiz até um script para isso, mas vamos por partes…

Para essa estratégia funcionar você precisa, primeiro de tudo, acessar o buscador Yandex (https://yandex.com/images)

Agora nas opções do Yandex, escolha o tamanho (size) como grande (large) para que ele retorne apenas imagens consideradas grandes. Na opção orientation você pode escolher entre quadrado, horizontal, vertical, etc.

Agora basta digitar o termo de busca e mandar o Yandex buscar pra você essas imagens.

Muito bem, concluída a busca, arrasta a barra de rolagem para baixo, para que sejam carregadas algumas imagens a mais. Não precisa ficar arrastando muito essa barra de rolagem vertical, pois pode carregar imagens em excesso.

Agora clique com o botão direito sobre o navegador e escolha a opção “Inspecionar”. Note que estou usando o Google Chrome nesse exemplo. Na janela de inspeção, clique na opção “COnsole”. Agora você precisa inserir (colar) esse script abaixo:

var ancs=document.getElementsByTagName("a");
var body = document.getElementsByTagName("body")[0];
var textarea = document.createElement("textarea");
var pos_ini='';var pos_end=''; var url_img = '';
for(let anc in ancs){
    if('undefined' != typeof ancs[anc].href && ancs[anc].href.indexOf("img_url") != -1){
        pos_ini = ancs[anc].href.indexOf("=http")+1;
        url_img = ancs[anc].href.substring(pos_ini);
        pos_end = url_img.indexOf('&'); 
        url_img = url_img.substring(0,pos_end);
        url_img = decodeURIComponent(url_img);
        if(url_img.indexOf("yandex.com") ==-1){
            textarea.innerHTML += url_img + '\r\n';
            textarea.setAttribute("cols", "50");
            textarea.setAttribute("rows", "30");
            textarea.onclick=function(){this.select();}
        }    
    }

}
body.insertBefore(textarea,body.childNodes[0]);

Agora basta executar esse script pressionando a tecla Enter. Note que como num passe de mágica vai aparecer uma caixa de texto no topo da página, contendo todos os urls reais das imagens. Fique tranquilo que não é magia, é apenas programação, rsrs.

Visualizador de Imagens em Massa

Bom, Aqui você já está com os urls nas mãos, mas alguns deles podem não carregar as imagens por N motivos, por isso criei também um Visualizador de Imagens que pode ser acessado aqui: Visualizador de Imagens em Massa

Nesse visualizador basta você inserir todos os urls obtidos no Yandex com o script que criei, e então clicar no botão “Exibir imagens”. Isso fará todas as imagens serem carregadas na página. Note que algumas imagens podem dar erro no carregamento, para remover todas as imagens com erro basta clicar no botão “Atualizar Urls”.

Além disso, para remover qualquer imagem basta clicar sobre ela. Por fim, quando tiver removido as imagens indesejadas você precisa clicar novamente no botão “Atualizar Urls”. Isso fará as urls contidas no campo de texto serem atualizadas apenas listando as imagens escolhidas.

Pronto, agora, se você quer usar o Criador de Vídeos que eu criei, basta usar essas imagens e alimentar o criados. Já se você quer baixar todas essas imagens para o seu computador, siga o tópico abaixo:

Como Baixar imagens em massa para o computador

Para baixar imagens de forma massiva vamos instalar uma extensão para o Google Chrome chamada Download All Images. Essa extensão uma vez instalada exibirá um ícone escrito “zip” no topo direito do navegador.

Agora basta voltar a página do Visualizador de Imagens, já com as imagens filtrados por você e clicar no ícone da extensão “Download All Imagens”. Aguarde alguns segundos e será iniciado o download de um arquivo .zip contendo todas as imagens. Pronto, basta descompactar e você estará com todas as imagens em tamanho real em seu computador, prontinhas para serem usadas em seus projetos.

Conclusão

Bom, espero que tenham gostado dessas ferramentas gratuitas para trabalhar com imagens. Usando essas dicas você conseguirá facilmente baixar imagens nichadas sobre quaisquer temas que imaginar. Além disso, obter urls de diversas imagens online é muito simples usando as dicas desse artigo.

É isso aí meu caro, forte abraço e até um próximo artigo aqui do blog!

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Baixar Imagens em Massa ou Como Pegar Url de Várias Imagens.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como Baixar Imagens em Massa ou Como Pegar Url de Várias Imagens. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.