Ads Top

Como Criar um Cliente (BOT) para Whatsapp em C# (Usando API Twilio)

Fala meus queridos. Hoje vamos ver como é fácil fazer um cliente whatsapp ou mesmo um robô whatsapp para envio de mensagens. Note que nesse exemplo vou mostrar o básico para que o aplicativo funcione. Ou seja, para que o programa se conecte a rede do whatsapp e envie uma mensagem para o número especificado.

Para essa brincadeira funcionar você precisará usar a api da Twilio. VocÊ pode criar uma conta gratuita de teste e inclusiva ganha 15 dólares de crédito para testar o sistema deles.

Veja o vídeo que fiz sobre isso:



ID E TOKEN Twilio

O primeiro passo é criar uma conta na Twilio: https://www.twilio.com/console

Feito isso, ative a sua conta e crie um projeto, note que você vai receber um ID e um Token para poder usar depois no programa lá no Visual Studio.

Além disso, caso você queira já testar o sistema, precisará ativar um Sandbox na Twilio. Isso pode ser feito nesse url: https://www.twilio.com/console/sms/whatsapp/sandbox

Ativando esse Sandbox vai permitir você usar o número público da Twilio, porém haverá uma mensagem especial único exclusiva pra você. Então basta a pessoa enviar um whatsapp com essa mensagem para esse número da Sandbox para estar apto para receber as suas mensagens de whatsapp automatizadas.

Criando o Bot para Whatsapp em C# No Visual Studio.

Abra o visual studio 2019, crie um novo projeto Windows Form com .Net Framework. Depois clique no projeto com botão direito do mouse e clique em Gerenciar Pacotes do NuGet.

No campo de busca coloque “Twilio” e instale o pacote do Twilio com as dependências e tudo mais.

Muito bem, agora basta criar um botão, e depois campos de texto. O primeiro elemento texto será para você digitar a mensagem que será enviada para o Whatsapp. O segundo campo de texto será para digitar o número do Whatsapp que vai receber a mensagem.

Veja o Código Completo:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;
using Twilio;
using Twilio.Rest.Api.V2010.Account;

namespace ClienteWhatsapp
{
    public partial class Form1 : Form
    {
        public Form1()
        {
            InitializeComponent();
        }

        private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
        {

            string id = "ACc115e4398a27";
            string token = "af54d795e6d";

            TwilioClient.Init(id, token);

            var message = MessageResource.Create(

                body: txtMsg.Text,
               from: new Twilio.Types.PhoneNumber("whatsapp:+14155238886"),
               to: new Twilio.Types.PhoneNumber("whatsapp:+"+txtNumero.Text)
            );

            MessageBox.Show("Mensagem Enviada com Sucesso!");

        }
    }
}

Conclusão

Aqui mostrei um exemplo básico de criação de um cliente Whatsapp. A partir daí você pode usar sua imaginação para criar bots mais avançados que enviam mensagens em grupos, lista de transmissão, etc. Você pode criar um auto-responder, um bot que envia mensagens em massa, etc. Vai da sua criatividade meu amigo. Porém não se esqueça que o Twilio é um serviço pago, então cabe analisar o custo-benefício antes de sair criando um Whatsapp Bot.

Bom, vou ficando por aqui. Abraços e até um próximo artigo.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Criar um Cliente (BOT) para Whatsapp em C# (Usando API Twilio).

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como Criar um Cliente (BOT) para Whatsapp em C# (Usando API Twilio). Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.