Ads Top

Como Fazer um Robô Scraper para Pegar Letras de Músicas (Lyrics) com UiPath

Para quem não conhece, a UiPath é um tipo de plataforma para criação de robôs. O objetivo é automatizar diversas tarefas, seja online ou offline. Coisas repetitivas e tediosas agora podem ser delegadas para um robô. Chega de perder tempo com aquilo que pode ser robotizado, não é mesmo?!

Bom, para obter mais informações sobre a UiPath, acesse o site oficial deles no url: https://www.uipath.com/pt/

A seguir vou explicar um pouco sobre o robô que desenvolvi com UiPath, mas note que conheci essa plataforma há poucos dias, então estou também aprendendo a usar ela da melhor forma possível.

Veja o vídeo onde mostrei passo a passo como criar um scraper de letras de músicas:



Como Fazer um Robô scraper de letras de músicas

Não sei se você sabe, mas letras de música não possuem direitos autorais para serem usadas em sites. Ou seja, você pode criar um site com as letras e remunerar do jeito que achar melhor. É comum pessoas criarem sites com lyrics para monetizar com Google Adsense.

Dito isso, veja o passo-a-passo explicando o que o nosso robô faz:

  1. Então o nosso robô irá abrir o Firefox e acessar um site chamado MetroLyrics, pegar a listagem de músicas e os links contendo as letras de cada uma. O título e as urls serão guardadas em uma variável.
  2. Após isso será feito um loop para cada item, ou seja, para cada música. Cada url será acessado no navegador.
  3. Em cada página será copiado todos os trechos em uma nova variável.
  4. Será então feito um novo loop apenas para colocar todos os trechos da música em uma única variável chamada all_trechos. No vídeo eu explico o motivo de ter pego trechos em vez da letra inteira duma vez.
  5. Muito bem, agora já com a letra e o título, iremos acessar o site wp onde quero que a letra seja publicada. Mas note que já informo o url de publicação de novo post para o robô.
  6. O nosso bot em UiPath irá então preencher o campo título com o título scrapeado, o campo artigo com a variável all_trechos, e então dará um clique no botão “Publicar” (Na verdade usei o double click)
  7. Depois de publicar, iremos inserir um comando para que o robô aguarde um tempo de 3 segundos, para dar tempo da publicação ser concluída antes de seguir trocando o url do navegador.
  8. Agora o nosso robô uipath irá seguir com o Loop até publicar todas as letras em nosso site.

Note que, em alguns casos é interessante formar o click no campo do artigo antes de inserir o texto. Não sei exatamente o porquê, mas às vezes o artigo ficava em branco, e fazendo um click antes de colocar o texto e um depois (clicks no campo do artigo) e então publicando, o erro desapareceu.

Conclusão

Bom, este artigo é bem breve, apenas para dar um apanhado geral. Note que no vídeo que inseri aqui no começo desse artigo contém mais detalhes e todo o procedimento que fiz desde o início. E no final mostro o robô UiPath em funcionamento, copiando letras de músicas e publicando em um site de testes em localhost.

Aqui a ideia é apenas mostrar o funcionamento do UiPath, a partir dessa ideia você pode desenvolver projetos diversos. Por exemplo, é possível criar um site que publique artigos scrapeados do amazon, do mercado livre, etc, etc. A sua imaginação é o limite. Só evite fazer isso em conteúdo que possua direito autoral, ok!

Vou ficando por aqui, abraços e até um próximo artigo!

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Fazer um Robô Scraper para Pegar Letras de Músicas (Lyrics) com UiPath.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como Fazer um Robô Scraper para Pegar Letras de Músicas (Lyrics) com UiPath. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.