Ads Top

Deep Web, Dark Web, Darknet, DeepNet, UnderNet, Onion, Tor (Entenda Tudo)

Salve meus queridos! Você já deve ter ouvido falar em alguns desses termos, e talvez até tenha ficado confuso. Mas pode ficar tranquilo que nesse artigo vou explicar de forma bem objetiva o que significa tudo isso.

Surface Web O que é?

A Web que nós leigos conhecemos é também conhecida como Surface Web, ou seja: trata-se da web que pode ser surfada com simples navegadores. Ora, basta você abrir aí o seu GOogle Chrome, entrar no Google e sair surfando. Isso só funciona porque o Google possui um mecanismo de indexação da web. Então uma vez que uma página é indexada no banco de dados do Google, ela pode ser encontrada quando você faz uma busca.

Contudo, o Google não indexa qualquer tipo de página. Alguns conteúdos não são indexados por diversos motivos. Esse conteúdo que não é indexado fica, vamos por assim dizer na Deep Web.

Deep Web, DeepNet e UnderNet O que é?

Na verdade Deep Web, DeepNet e UnderNet representam a mesma coisa. Doravante vamos considerar apenas o termo mais popular que é o Deppe Web.

A Deep Web é composta por tudo que não é indexado e acessível por navegadores comuns. O Conteúdo não indexado é muito maior que o conteúdo indexado. Note que qualquer página restrita, onde você precisa resolver um captcha ou digitar senha para acessar é em si parte da Deep Web.

A Deep Web pode ser acessada com navegadores padrões, mas não é um conteúdo indexável, pois os motores de busca não tem acesso a esse conteúdo. Muitos serviços que nós utilizamos hoje são parte da Deep Web. Por exemplo, se você possui um site que possua um painel administrativo, esse painel restrito a você é parte da Deep Web.

Dark Web O que e?

A Dark Web é uma camada mais profunda da Deep Web. A Dark Web geralmente possui conteúdos proibidos, e por isso o acesso é mais restritivo.

Por exemplo, você não consegue acessar conteúdos da DarkWeb com um navegador padrão. Para acessar conteúdos da Dark Web você precisa de um navegador como o Tor.

DarkNet O que é

A Darknet são as redes ou grupos de redes que compõe a Dark Web. Geralmente as Darknets são usadas para compartilhar todo tipo de conteúdo sem ser identificado. Até por isso é comum encontrar muita pirataria, conteúdos proibidos ou secretos na Darknet.

Navegador Tor O que é

O Tor é um navegador especial, que utiliza protocolos especiais para ter acesso a redes criptografadas e para manter a anonimidade do usuário. Essas redes são as Darknets.

O Tor inicialmente foi projetado e desenvolvido pelo governo americano. Isso mesmo, pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos mais propriamente falando. O Objetivo inicial para criação do Tor for proteger as comunicações online do serviço de Inteligência dos Estados Unidos.

Em tese as conexões feitas com o navegador Tor são anônimas, irrastreáveis. Em outras palavras, as suas atividades, sites que você acessou, conteúdo que baixou, etc, não são rastreáveis.

Note porém que o Navegador Tor também consegue acessar sites e servidores normais da Surface Web. Até por isso ele é usado por muitas pessoas que querem ter mais anonimidade.

O Tor possui uma espécie de VPN, ou seja, o seu IP nunca é revelado ao site/servidor final. Então em tese a sua anonimidade fica garantida, já que o ip do acesso não é o seu. Funciona assim, antes do Tor ir pro site final, ele passa por vários IPs, então é quase impossível rastrear a origem real.

O Navegador Tor é muito usado também para acessar conteúdos restritos em determinados países. Uma vez que o IP que camuflado, é possível acessar conteúdos que estariam bloqueados no seu país real.

Domínios/urls .Onion

.Onion é tipo de extensão de domínio especial, que é acessível apenas na rede Tor. Sim, para acessar um domínio desses você precisa usar o navegador Tor ou próxies específicas (Não recomendado) no navegador.

O Objetivo aqui é manter em sigilo o IP real do servidor onde o site ou arquivo está hospedado. Então uma vez que alguém quer disponibilizar algo na rede do Tor, ele cria um link .Onion, o qual pode ser acessado por outros usuários usando o navegador Tor. O Tor faz a comunicação com o servidor real de forma criptografada, mantendo a anonimidade do IP real do servidor que está hospedando o arquivo ou site.

Veja mais detalhes sobre o sufixo .Onion no wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/.onion

Bom, vou ficando por aqui.
Até um próximo artigo!

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Deep Web, Dark Web, Darknet, DeepNet, UnderNet, Onion, Tor (Entenda Tudo).

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Deep Web, Dark Web, Darknet, DeepNet, UnderNet, Onion, Tor (Entenda Tudo). Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.