Ads Top

our PHP installation appears to be missing the MySQL extension which is required by WordPress (RESOLVIDO)

Já aconteceu de você atualizar a versão do PHP através do cPanel e de repente se deparar com essa mensagem: “our PHP installation appears to be missing the MySQL extension which is required by WordPress. hostgator”

Então, isso aconteceu aqui comigo quando fui modificar a versão PHP de um site hospedado na Hostgator. A priori pensei que poderia ser uma questão de instalação de recursos do servidor, no caso pensei que a Hostgator precisaria instalar alguma extensão diferente para o MySQL ou coisa do tipo. Assim sendo contatei o suporte da Hostgator. O Atendente disse que isso ocorria porque o site WP poderia ter plugins, themas ou scripts que não eram compatíveis com a nova versão, e que precisaria de um webmaster editar o site. Ou seja, ele delegou a responsabilidade para o programador do site.

Contudo, não aceitando essa resposta pois eu entendo de programação e esse erro não tem muito a ver com erro de código, resolvi buscar uma segunda opinião. Como sempre, nessas horas o tio Google vem para nos salvar. Já na primeira pesquisa me deparei com um artigo da própria Hostgator ensinando como solucionar o problema. Segui o tutorial e zás! Problema resolvido.

O Tutorial que eu falo é esse AQUI. Note que ele está em inglês e note que abaixo explico como eu fiz pra resolver no meu caso.

Erro our PHP installation appears to be missing the MySQL extension which is required by WordPress. Como Resolver

No caso, o sinistro ocorre porque o arquivo .htaccess tem referências para o PHP antigo. Porém, aqui na minha hospedagem da Hostgator haviam dois arquivos .htaccess. 

Um deles estava na pasta public_html, esse arquivo estava sendo modificado após a atualização da versão do PHP via cpanel. Nele estava tudo certo, não precisei mudar nada. 

Já no outro arquivo .htaccess que estava um diretório acima, na raiz (/), esse estava dessa forma a seguir:

# Use PHPedge as default
AddHandler application/x-httpd-php-edge .php
<IfModule mod_suphp.c>
    suPHP_ConfigPath /opt/phpedge/lib
</IfModule>

Então para resolver o sinistro eu comentei todas essas 4 linhas adicionando o # no início da linha. Veja como Ficou. 

# Use PHPedge as default
#AddHandler application/x-httpd-php-edge .php
#<IfModule mod_suphp.c>
#    suPHP_ConfigPath /opt/phpedge/lib
#</IfModule>

Detalhe, você pode fazer essa edição via gerenciador de arquivos do painel, ou via FTP. No caso do FTP você deve baixar o arquivo para o seu PC, editar, salvar e então reenviar para o servidor Remoto sobrescrevendo o arquivo já existente lá. 

Feito isso tudo voltou a funcionar aqui normalmente. 

Uma forma fácil de saber qual a versão do PHP está realmente rodando o WordPress é usar algum plugin WP, como por exemplo o Version Info. Veja o vídeo abaixo: 

Bom, isso é tudo, vou ficando por aqui, até um próximo artigo!

 

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre our PHP installation appears to be missing the MySQL extension which is required by WordPress (RESOLVIDO).

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo our PHP installation appears to be missing the MySQL extension which is required by WordPress (RESOLVIDO). Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.