Ads Top

AliExpress é confiável e seguro para comprar? Descubra como funciona e se vale a pena mesmo [Análise completa]

Há pouco tempo, muitas pessoas deixavam de comprar um produto devido à falta de confiança no e-commerce. Aos poucos, as lojas virtuais fortaleceram sua segurança e, hoje, até mesmo consumidores cuidadosos são adeptos das compras online. Contudo, ainda é preciso ter cuidado! Neste artigo, vamos mostrar se a AliExpress é confiável ou se você deve evitar o site.

Com pouco mais de uma década de atuação, o AliExpress é um dos sites mais populares de comércio eletrônico no mundo. A loja funciona como um marketplace, onde lojistas do mundo todo podem divulgar seus produtos e vendê-los para consumidores de diferentes partes do mundo.

Geralmente, você encontra produtos com preços mais atrativos que em muitas lojas brasileiras, mas a entrega pode demorar um pouco. No entanto, também é possível comprar de vendedores brasileiros, o que torna as entregas mais rápidas, embora o preço dos produtos aumente um pouco. 

Então, quer saber por que os produtos na AliExpress são tão acessíveis e se comprar no site é mesmo seguro? Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o marketplace.

Conheça a AliExpress e descubra se é confiável mesmo

aliexpress é confiável
Crédito: Redes sociais da Ivete Sangalo

Lançado em 2010, o AliExpress faz parte do grupo chinês Alibaba, que tem o objetivo de facilitar o comércio digital para pequenas empresas. Desde sua fundação, o marketplace está presente em mais de 200 países, reunindo produtos de diversas categorias.

Por ser um marketplace global, a plataforma do AliExpress está disponível em diferentes línguas e, ao selecionar um idioma, os preços são automaticamente convertidos para a moeda do país. Com isso, os consumidores têm mais praticidade na hora de fazer suas compras.

Assim como no Mercado Livre e na Amazon, você precisa verificar a reputação de cada vendedor antes de realizar uma compra. O marketplace conta com uma enorme variedade de vendedores, sendo imprescindível verificar tanto as avaliações dos consumidores quanto as condições de venda de cada lojista.

Embora não faça uma curadoria dos vendedores, o AliExpress fiscaliza todos seus anunciantes para garantir o cumprimento das regras do marketplace e a satisfação dos consumidores. Neste sentido, a empresa conta com uma série de políticas e ações, como a retenção do pagamento.

Ao realizar uma compra, a empresa adia o repasse do pagamento aos vendedores até a data de expiração da garantia. Assim, os vendedores precisam assegurar a satisfação do cliente antes de receberem pelos produtos. Com isso, o e-commerce se certifica de que os lojistas estão seguindo as políticas da plataforma.

Agora que você conhece o marketplace, acompanhe a leitura e confira se a AliExpress é confiável mesmo.

Vale a pena comprar no AliExpress? É tudo seguro e confiável?

Além de verificar a reputação dos vendedores, você também precisa ficar de olho nas políticas da empresa para garantir uma experiência segura e agradável. Neste sentido, o adiamento do repasse do pagamento aos vendedores é uma medida imprescindível, mas não é o suficiente.

Por isso, o AliExpress conta com uma série de políticas para assegurar uma jornada de compra prática, confiável e sem dores de cabeça. Acompanhe o artigo e entenda se realmente vale a pena comprar no AliExpress.

Métodos de pagamentos

Além de proporcionar mais praticidade, a oferta de diferentes métodos de pagamentos é uma boa forma de verificar a segurança de uma loja. Afinal, os golpes na internet são comuns, mas quase não acontecem com os cartões de crédito, exceto em casos de vazamento de dados.

No AliExpress, os clientes podem efetuar o pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou transferência. Embora todos eles sejam seguros, você deve analisar bem qual dos métodos é o mais vantajoso para você.

Neste sentido, muitos consumidores preferem pagar com boleto bancário, especialmente nas compras internacionais, pois os cartões de crédito fazem a cobrança adicional de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Vale destacar ainda que o valor das compras internacionais depende da cotação do dólar. Assim, por meio do boleto, você já sabe o preço que irá pagar pelo pedido, seguindo o valor do dólar no dia do pagamento. No caso dos cartões, por sua vez, o valor da compra depende da cotação do dólar no dia de fechamento da fatura, o que é mais imprevisível.

Modalidades de frete

Embora seja possível encontrar produtos com preços mais acessíveis que nas lojas brasileiras, a compra só vale a pena mesmo com um valor baixo de frete. Além disso, você deve verificar o prazo de entrega antes de escolher as modalidades de envio.

Antes de tudo, recomendamos que você acesse a seção de frete grátis do AliExpress, que apresenta uma seleção de produtos com envio gratuito para o Brasil. Você também deve estar ciente que existe a possibilidade da cobrança de uma taxa postal de R$ 15 pelos Correios e uma taxação pela Receita Federal, nos casos de compra internacional.

A seguir, confira as condições de envio das principais modalidades de frete do AliExpress e entenda quais as mais vantajosas: 

  • AliExpress Standard Shipping: esta é a modalidade padrão, selecionada  de forma automática no momento de finalização da compra. Embora seja mais acessível, ele não permite o rastreamento do pedido e o prazo de envio é mais longo, podendo ultrapassar os 60 dias;
  • China Post Registered Air Mail: este é um serviço restrito à China, de modo que os pedidos passam a ser responsabilidade dos Correios ao chegar no Brasil. Essa modalidade pode ser paga ou gratuita, o que depende dos produtos e dos lojistas. O prazo de envio, por sua vez, é o mesmo do anterior, podendo demorar mais de 60 dias;
  • ePacket: embora tenha um custo mais alto, esta modalidade oferece um prazo de entrega menor e a possibilidade de rastreamento em tempo real, desde o despacho da encomenda até o recebimento. O ePacket também é uma das opções que evita o pagamento da taxa postal dos Correios, embora os produtos ainda estejam sujeitos à taxação da Receita Federal;
  • DHL: semelhante ao FedEx, o DHL é um serviço de frete particular que assegura a proteção da compra até o recebimento pelo comprador. Nesta modalidade, os valores dos impostos já estão inclusos no preço do envio, incluindo a possível taxação pela Receita Federal. Assim, essa opção acaba sendo um pouco mais cara;
  • Sweden Registered: nesta modalidade, a mercadoria é enviada para a Suécia e, então, despachada para o endereço de entrega. O prazo de recebimento, geralmente, fica entre 30 e 45 dias, e o valor não é muito mais alto.

O rastreio dos pedidos torna a AliExpress ainda mais confiável

AliExpress é confiável
Crédito: Ebanx

Especialmente quando se trata de compras internacionais, o acompanhamento dos pedidos se faz muito importante. Em alguns casos, o produto pode ser barrado pela Receita Federal e liberado somente com o pagamento de uma taxa. Além disso, a mercadoria pode ficar parada em um centro de distribuição dos Correios.

Para diminuir a ansiedade, você pode rastrear seu pedido por meio da sua conta no AliExpress. Assim, basta efetuar o login na sua conta e acessar “Meus Pedidos”, clicando em cada produto para visualizar o código de rastreio dele.

Então, você deve copiar o código do pedido e pesquisá-lo no EBANX Track ou através do serviço de rastreamento dos Correios. Nesta mesma página, você tem acesso a um chat com os vendedores, onde é possível tirar dúvidas, pedir informações ou solicitar reembolso. 

Este mesmo procedimento pode ser feito pelo aplicativo do AliExpress para celular, que está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Desse modo, você só precisa baixar o app, fazer seu login e seguir os mesmos passos do site.

Garantia de reembolso

Uma das principais reclamações dos consumidores de e-commerces é a propaganda enganosa. Felizmente, você pode solicitar a garantia de reembolso nesses casos e quando ocorre o atraso ou não recebimento do produto.

Para isso, o processo é bem simples:

  • acesse o histórico de compra em “Meus pedidos” e selecione o produto pelo qual você deseja pedir o reembolso;
  • então, você precisa explicar ao vendedor a situação para que ele inicie o processo;
  • se o lojista não aceitar sua justificativo, você deve abrir uma disputa também na página dos pedidos;
  • a equipe do AliExpress analisa a sua solicitação e efetua o reembolso em até 15 dias após o recebimento do produto ou do período de confirmação do recebimento do pedido.

Devolução Grátis

Caso você fique em dúvida entre dois vendedores, recomendamos que escolha aqueles que oferecem a possibilidade de devolver o produto gratuitamente. Então, se for necessário, basta clicar no ícone de “Devolução Grátis” na página de detalhe dos produtos.

Assim, você tem um prazo de 15 dias após o recebimento para decidir ficar com o produto ou devolvê-lo de forma gratuita. Vale ressaltar que, nos casos de devolução, o produto deve estar em boas condições e embalado com a nota fiscal e etiqueta original.

Essa, com toda certeza, é uma funcionalidade ímpar que torna a AliExpress ainda mais confiável

Agora que você conhece as políticas do AliExpress, acompanhe o artigo e entenda como comprar no marketplace.

Como comprar no AliExpress de forma confiável?

O processo de compra no AliExpress é bastante prático e intuitivo, semelhante a outros marketplaces, como a Amazon e o Shopee. Os vendedores podem montar uma vitrine virtual na plataforma e vender seus produtos para pessoas de todo o mundo.

Assim, você deve ficar de olho no país de origem dos lojistas, uma vez que isso afeta o prazo de entrega dos pedidos e o atendimento ao cliente. Alguns produtos, entretanto, só são vendidos por lojas estrangeiras, de modo que você deve avaliar se a compra realmente vale a pena.

A seguir, confira as etapas para realizar sua compra.

Crie a sua conta na AliExpress

Em primeiro lugar, você deve acessar o site do AliExpress e clicar em “Cadastre-se” para criar uma conta. Neste processo, você pode utilizar seu perfil no Google ou nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, o que garante mais praticidade.

O cadastro também pode ser feito por meio do aplicativo da empresa, que pode ser baixado no Google Play ou Apple Store. Após a criação da sua conta, o AliExpress envia um cupom de boas-vindas no valor de US$ 3,00 para compras acima de US$ 4,00. 

Comece a compra

Com sua conta criada, você pode navegar pelas diferentes lojas do marketplace e conferir os itens presentes no catálogo do site. Para isso, você pode acessar as diferentes categorias ou pesquisar o que você deseja por meio da barra de busca.

Após encontrar um produto, você deve acessar a página dele para conferir os detalhes sobre a compra, desde especificações do modelo até a reputação do vendedor. Neste sentido, a maioria dos itens conta com avaliações de outros compradores, que podem enviar vídeos e fotos, o que é muito importante para verificar a real qualidade dos produtos.

Finalize a compra

Caso fique satisfeito com as avaliações dos compradores e decida prosseguir com a compra, você deve definir as características do produto. Enquanto alguns itens são modelos únicos, outros podem apresentar variações de cores e tamanhos. Assim, é necessário selecionar qual versão você deseja.

Depois disso, basta clicar no botão “Comprar Agora” para ser direcionado ao seu carrinho de compras. Então, você precisa informar o endereço de entrega, o número de CPF, o método de pagamento e a modalidade do frete disponível para o produto.

Por fim, você só precisa esperar a confirmação da compra e aguardar o recebimento do pedido. Aqui, você deve estar ciente que as compras internacionais podem levar até dois meses para chegar na sua casa, dependendo da modalidade de envio.

O AliExpress também apresenta um recurso super vantajoso, o Pechincha, que garante descontos imperdíveis. Veja, a seguir, como funciona.

Como funciona o Pechincha do AliExpress?

Como funciona o Pechincha do AliExpress?
Crédito: AliExpress

O AliExpress conta com outro ótimo recurso que permite que os consumidores levem um item praticamente de graça: o Pechincha. Disponível exclusivamente no aplicativo para celular, você pode acessar a ferramenta clicando na opção “Pechincha” logo na página inicial do app.

Então, o aplicativo abre uma lista com os itens disponíveis e você pode escolher apenas um deles. Depois de selecionar o produto, você deve compartilhar o link do app com outras pessoas – e a cada novo clique, o valor do item compartilhado é reduzido para você.

Simples, não é? Contudo, para garantir o desconto, você deve respeitar o limite de tempo para cada link, que é de 24 horas. Após esse período, o Pechincha gera uma nova lista para cada usuário e as urls anteriores são desativadas.

O recurso ainda permite que os usuários acompanhem o engajamento do link em tempo real. Assim, você consegue monitorar de perto os descontos que recebeu e o novo preço do item. 

Agora que você sabe como o AliExpress funciona, veja nossa opinião definitiva sobre ele.

Enfim, AliExpress é confiável mesmo?

Como você viu ao longo do artigo, a AliExpress é uma empresa chinesa que atua em mais de 200 países. Todo esse sucesso só é possível graças às suas políticas que garantem a segurança dos consumidores e dos vendedores. Desse modo, a AliExpress é confiável mesmo, mas você precisa tomar alguns cuidados.

Assim como em outros marketplaces, como o Mercado Livre e a Amazon, os clientes devem conferir a reputação dos lojistas e a qualidade dos produtos. Para isso, basta verificar os selos de qualidades e os comentários de outros compradores nas páginas dos produtos.

No entanto, você deve estar ciente quanto ao prazo de entrega dos produtos internacionais, que pode demorar até 2 meses para chegar em sua casa. Desse modo, caso precise de um produto com urgência, é recomendado que você busque por vendedores nacionais ou por outra empresa brasileira.

Além disso, esses itens estão sujeitos a uma dupla taxação, pelos Correios e pela Receita Federal. No entanto, este não é um problema exclusivo do AliExpress — qualquer produto estrangeiro pode ser taxado. Agora, se você busca por produtos sem urgência com preços mais acessíveis, o AliExpress é confiável e uma ótima opção.

Então, quer fazer sua primeira compra no AliExpress e ganhar de presente descontos incríveis? Clique neste link agora mesmo.

O post AliExpress é confiável e seguro para comprar? Descubra como funciona e se vale a pena mesmo [Análise completa] apareceu primeiro em .

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e Resenha sobre AliExpress é confiável e seguro para comprar? Descubra como funciona e se vale a pena mesmo [Análise completa].

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo AliExpress é confiável e seguro para comprar? Descubra como funciona e se vale a pena mesmo [Análise completa]. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.