Ads Top

Udemy ou Alura: qual o melhor e vale mais a pena? [Valores, avaliações, planos e+]

O setor tecnológico está cada vez mais promissor, com oportunidades em diversas áreas de trabalho. Por isso, muitas pessoas vêm investindo em plataformas de ensino online que oferecem capacitação para atuar no segmento, mas é necessário escolher bem os cursos. Para te ajudar, neste artigo vamos comparar dois sites populares e contar qual o melhor entre a Udemy ou Alura.

Embora tenham foco no mesmo campo, as duas plataformas funcionam de maneiras diferentes. Assim, é necessário conhecer as características dos dois sites para escolher qual oferece o ensino mais adequado para você.

Neste sentido, você também deve avaliar alguns detalhes fundamentais a todo curso online, como a metodologia das aulas, a reputação dos professores, sem falar nos recursos extras. 

Para te ajudar a escolher entre a Udemy ou Alura, vamos apresentar cada uma das plataformas, abordando seus diferenciais e desvantagens. Acompanhe a leitura e descubra qual o melhor site. 

Udemy ou Alura: qual o melhor curso de programação?

Antes de tudo, precisamos destacar algumas diferenças significativas entre as duas plataformas. Neste sentido, a Udemy funciona como um marketplace, sendo possível adquirir cursos avulsos com acesso vitalício.

Enquanto, na Alura, os conteúdos passam por uma revisão antes de serem aceitos na plataforma, a Udemy proporciona muita praticidade na postagem de novos cursos. Com isso, diversos professores publicam aulas gratuitas para chamar a atenção dos usuários a seus serviços pagos.

Por esse mesmo motivo, entretanto, é muito mais difícil definir o padrão dos cursos na Udemy. Por isso, além de verificar se a grade curricular é adequada para você, você também precisa verificar a qualidade das aulas. 

A seguir, conheça melhor a Udemy e saiba os diferenciais que a plataforma oferece aos seus usuários.

Udemy

Qual o melhor site de programação
Crédito: Udemy

Fundada em 2009, a Udemy é a líder global no ensino e aprendizado online, sendo utilizada por pessoas de diferentes partes do mundo. Atualmente, a plataforma oferece cursos em 75 idiomas, que reúnem cerca de 44 milhões de alunos e 65 mil instrutores

Como já falamos no artigo, o site funciona como um marketplace, em que é possível encontrar cursos grátis ou pagos, além de publicar suas próprias aulas. Em geral, os conteúdos gratuitos não oferecem outros recursos além das lições em vídeos, como materiais complementares ou certificados.

No total, você encontra mais de 183 mil cursos na Udemy, que podem ser assistidos por meio do navegador ou pelo aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). De acordo com o site, o conteúdo se divide em 13 subcategorias:

  • Desenvolvimento; 
  • Negócios; 
  • TI e Softwares;
  • Finanças e Contabilidade;
  • Produtividade no Escritório;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Design;
  • Marketing;
  • Fotografia e Vídeo;
  • Estilo de Vida;
  • Saúde e Fitness;
  • Música;
  • Ensino e Estudo Acadêmico.

Antes de comprar um curso de qualquer um dos temas, você deve conferir o plano de aula, assim como avaliações de usuários e recursos extras. Neste sentido, ao acessar a página de um curso, o site mostra detalhes de preço, formação dos professores, duração das aulas e o tipo de material. Além disso, muitos deles contam com um vídeo de apresentação do curso, abordando a didática e os temas das aulas

Por que estudar com a Udemy?

Uma das grandes vantagens da Udemy está na possibilidade de comprar cursos avulsos e garantir o acesso vitalício daquele conteúdo. No entanto, caso você se interesse por outros temas e aulas, uma plataforma que funciona com assinatura vale mais a pena, pois costumam oferecer acesso a todos os cursos da plataforma.

Com níveis básico ou avançado, a maioria dos cursos oferece certificados de conclusão, que podem ser utilizados no currículo ou como atividades complementares na faculdade. No entanto, você precisa verificar se o recurso está mesmo disponível antes de começar as aulas. 

Além disso, em todos os cursos você encontra a seção Perguntas e Respostas abaixo das videoaulas, onde é possível trocar ideias com os professores e outros alunos e tirar dúvidas sobre o conteúdo.

Alura

udemy ou alura
Crédito: Alura

A Alura é uma das mais populares plataformas de ensino online na área da tecnologia, oferecendo cursos em diversas áreas do segmento. Desde seu lançamento, em 2013, o site contribuiu para a capacitação de mais de 500 mil profissionais, sem falar nas centenas de empresas que usaram a plataforma para alcançar eficiência tecnológica.

Atualmente, a Alura conta com 1336 cursos completamente focados no mercado de trabalho, desenvolvidos por profissionais qualificados e aprimorados pela equipe do site. Com isso, embora ofereça aulas de vários temas diferentes, a plataforma garante que todos os conteúdos cumpram seu padrão de qualidade.

Então, você pode ingressar em centenas de cursos de sete áreas distintas:

  • Mobile;
  • Programação;
  • Devops;
  • UX e Design;
  • Inovação e Gestão;
  • Front-End;
  • Data Science.

Vale destacar que, ao contrário da Udemy, a Alura não disponibiliza cursos avulsos para a compra, de modo que a assinatura concede acesso a todas as aulas da plataforma. As videoaulas, por sua vez, podem ser assistidas por meio do navegador ou pelo aplicativo, desenvolvido para Android e iOS.

Por que estudar com a Alura?

Uma das principais vantagens da Alura é a versatilidade do ensino, que pode ser livre ou seguir uma das linhas de formação sugeridas pela plataforma. Neste sentido, você pode fazer cursos avulsos de diferentes áreas, investindo em uma capacitação multidisciplinar, ou acompanhar a ordem de cursos por meio das Formações.

Com lançamentos semanais e atualizações de conteúdos, os cursos contam com videoaulas teóricas, exercícios práticos e projetos interativos, que também podem ser utilizados como portfólio.

Os assinantes ainda podem aproveitar o fórum da Alura para tirar dúvidas com outros alunos e fazer networking com outros profissionais. Além disso, a plataforma também oferece materiais complementares que aproximam os alunos do tema, como um canal no Youtube, podcasts de diferentes temas, blogposts semanais e maratonas de estudo.

Na Alura, por sua vez, o acesso às aulas e a todas as vantagens que apresentamos aqui se dá por meio da assinatura de um dos planos. Confira a seguir as modalidades disponíveis e seus valores.

Reputação das empresas no Reclame Aqui: Udemy ou Alura?

Além de conferir os planos e os recursos da plataforma, verificar a reputação no Reclame Aqui é essencial para garantir uma boa experiência de aprendizado. Afinal, eventualmente você pode encontrar obstáculos e precisar de um suporte rápido e eficiente.

A partir da avaliação de consumidores que tiveram problemas com as empresas, o Reclame Aqui faz uma média de cada marca, oferecendo uma boa visão do atendimento que oferecem aos clientes.

A seguir, confira a reputação da Udemy e da Alura no Reclame Aqui.

Udemy no Reclame Aqui

Felizmente, a Udemy possui uma boa avaliação na plataforma, contando com boas taxas de solução de problemas e uma nota positiva dos consumidores.

Udemy Reclame Aqui

Alura no Reclame Aqui

A Alura também apresenta boas avaliações, além do baixo número de reclamações.

Alura Reclame Aqui

Agora que você conhece as duas plataformas de ensino e a reputação delas entre os usuários, confira nossa opinião definitiva sobre qual a melhor entre Udemy ou Alura.

Enfim, qual é melhor: Udemy ou Alura?

As duas plataformas funcionam de maneira diferente. Enquanto na Udemy é possível adquirir cursos avulsos, na Alura eles estão disponíveis somente por meio de uma assinatura, que concede acesso a todos os conteúdos.

Assim, a melhor forma de escolher o site é avaliando seus objetivos. Neste sentido, a Alura pode ser uma opção mais vantajosa caso você queira um aprendizado contínuo por meio das linhas de formação. A Udemy, por sua vez, é ideal para quem deseja fazer um curso específico, mas você precisa ficar de olho na qualidade das aulas e das técnicas de ensino.

No geral, acreditamos que a Alura é um pouco melhor, pois oferece mais segurança quanto aos métodos empregados na aula, já que seguem um padrão. A Udemy, entretanto, pode ser bastante vantajosa, desde que você saiba avaliar se a didática e o professor são realmente bons. 

Então, quer investir em uma carreira no segmento de tecnologia? Acesse a Udemy ou a Alura e confira seus respectivos cursos.

O post Udemy ou Alura: qual o melhor e vale mais a pena? [Valores, avaliações, planos e+] apareceu primeiro em Escolha Ideal.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e Resenha sobre Udemy ou Alura: qual o melhor e vale mais a pena? [Valores, avaliações, planos e+].

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Udemy ou Alura: qual o melhor e vale mais a pena? [Valores, avaliações, planos e+]. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.