Ads Top

Como investir em criptomoedas na Rico: veja como comprar através dos fundos de criptomoedas

As criptomoedas vêm se destacando no mercado financeiro há algum tempo, graças à alta possibilidade de retorno. Com isso, ainda que apresente risco maior que alguns títulos convencionais, estes ativos vêm atraindo cada vez mais investidores. Quer aproveitar o potencial das moedas digitais? Neste artigo, você vai entender como investir em criptomoedas na Rico.

Fundada em 2011, a Rico é a segunda maior corretora de investimentos do país, contando com mais de 260 mil clientes e uma movimentação financeira bilionária. Com foco em aplicações de Renda Fixa, a plataforma oferece diversos recursos para os clientes, como simuladores e recomendações de investimentos por especialistas.

Você pode adquirir criptoativos de maneira simples na corretora, mas não se esqueça de verificar se a Rico é confiável e como funcionam os investimentos.

Como funciona o investimento em fundos de criptomoedas

investir em criptomoedas na rico
Crédito: Rico

Desde o início de outubro do ano passado, a Rico passou a comercializar cotas de dois fundos de ativos digitais com investimento a partir de R$100. Na verdade, essa é a única forma de comprar criptomoedas na Rico, sendo necessário compreender o que são as ETFs.

Basicamente, a ETF é um fundo de investimento em que várias pessoas podem aplicar em conjunto. Entretanto, ele possui algumas características peculiares, que são fundamentais para entender este tipo de aplicação.

Em primeiro lugar, as ETFs são atrelados a um índice de referência, de modo que o gestor ajusta a composição da ETF para que seja a mais parecida possível com a do indicador. As cotas dos ETFs, por sua vez, são sempre negociadas no pregão da Bolsa de Valores e o desempenho delas varia conforme a performance dos papéis incluídos na carteira, respondendo à oferta e demandas pelas cotas no mercado.

Por meio da plataforma da Rico, você pode adquirir cotas de dois fundos, que apresentam estratégias distintas e uma composição diferente. Ambas as opções estão disponíveis por um taxa de administração de 0,5% ao ano, sem proteção cambial ou taxa de performance.

Trend Cripto Dólar FIC FIM (HASH11)

O Trend Cripto Dólar FIC FIM (HASH11) tem exposição total ao Nadaq Crypto Index (NCI), um índice de criptomoedas da bolsa norte-americana. Este fundo reúne diversos ativos digitais, como bitcoin, ethereum, litecoin, e somam cerca de 60% do mercado global de criptoativos.

Somente no último ano, a rentabilidade dos ativos contemplados pelo fundo chegou a cerca de 377%, sendo uma ótima opção para investidores moderados ou agressivos. 

Trend Bitcoin Dólar FIC FIM (BITH11)

O BITH11, por sua vez, é um fundo de criptoativos com foco exclusivo na Bitcoin, a moeda digital mais popular do mundo, em um mercado estimado em mais de US$ 800 bilhões. Com exposição total no índice da Nasdaq Bitcoin Settlement Price (NQBTCS), esta opção rendeu cerca de 316% somente no último ano.

Passo a passo: como investir em criptomoedas na Rico?

As ETFs replicam as cestas de ações de um índice, com as mesmas porcentagens de participação, visando o mesmo rendimento dele. Neste sentido, a cotação dos fundos de criptomoedas podem mudar em um curto espaço de tempo, eles são considerados uma aplicação de renda variável. 

Assim, eles são indicados para investidores mais tolerantes a riscos, mas a possibilidade de retorno também é maior, pelo menos a longo prazo. Com efeito, o rendimento é efetivado quando há uma compra e venda de cotas com lucro, e a remuneração do investidor é proporcional à diferença entre os valores dessas operações.

Vale ressaltar ainda que este tipo de investimento está sujeito à tributação pelo Imposto de Renda, além da taxa de administração. Assim, você deve conferir se essa realmente é uma opção vantajosa para sua carteira.

Como criar uma conta na Rico

como investir em criptomoedas na rico

Para investir em criptomoedas na Rico, você precisa criar uma conta na plataforma, o que pode ser feito por meio do aplicativo para celular, disponível na Google Play e Apple Store. O processo é simples, mas exige algumas informações importantes sobre oinvestidor, de modo a oferecer serviços mais personalizados. Para se inscrever, basta:

  1. abrir o aplicativo, clicar em “Quero ser Rico” na página inicial e, depois, selecionar a opção “Iniciar meu cadastro”;
  2. então, você deve preencher o formulário de inscrição, que solicita dados como nome completo, CPF e número de celular;
  3. depois, é necessário informar um e-mail, que será utilizado para o acesso na plataforma;
  4. com isso, é preciso autorizar o envio de mensagens para seu e-mail ou celular e aceitar a Política de Privacidade da Rico clicando em “Próximo”;
  5. por fim, você deve informar sua data de nascimento e revisar os dados fornecidos.

Além disso, a plataforma solicita alguns dados de identificação, como os nomes dos pais, local de nascimento, dados residenciais e profissionais, assim como a renda mensal e posse de bens.

Então, a corretora analisa os dados informados e envia um e-mail com o login e senha de acesso em até 48 horas. Vale ressaltar que, em alguns casos, a plataforma pode solicitar alguns documentos adicionais para a aprovação da conta.

Descobrindo seu Perfil de Investidor

como investir na rico

Após receber os dados de acesso, você precisa confirmar sua identidade por meio de um código, enviado por mensagem de texto, e trocar a senha criada pela Rico. Com isso, você pode responder ao teste para definir o seu Perfil de Investidor, que é fundamental para garantir uma experiência personalizada e recomendações exclusivas, de acordo com um dos três perfis.

  • Conservador: investidores que priorizam a segurança das aplicações, com a compra de títulos de baixo risco, como o Tesouro Direto.
  • Moderado: o moderado tem uma tolerância maior a riscos de longo prazo, mas, a  curto prazo, preferem investimentos seguros.
  • Agressivo: o investidor agressivo, por sua vez, entende que está sujeito a perdas no curto prazo, mas que elas garantem lucros maiores a longo prazo.

Como transferir dinheiro para a corretora Rico?

Para começar a investir em criptomoedas, você precisa transferir recursos para sua conta na Rico, que deve ser feita na modalidade TED-D, isto é, entre contas-correntes do mesmo titular. A operação é bem simples e gratuita, a não ser que a instituição bancária do titular cobre pelo serviço.

  • primeiramente, acesse a guia “Consultar” no menu do aplicativo e clique em “Saldo disponível”;
  • então, você entrará na página de consulta do saldo, na qual é possível visualizar o cartão digital com os dados da sua conta Rico;
  • basta clicar no cartão para copiar os dados de transferência;
  • por fim, você só precisa abrir o aplicativo do seu banco e transferir via TED o dinheiro para sua conta na Rico utilizando as informações copiadas.

Como comprar cotas dos fundos de criptomoedas?

Para comprar criptomoedas pela Rico, você precisa adquirir cotas de uma das ETFs disponíveis na plataforma. Você encontra ambas as opções na categoria de Renda Variável do aplicativo e basta seguir os passos para investir:

  • abra o aplicativo e clique no botão “Investir”, localizado na parte inferior da tela inicial do aplicativo;
  • em seguida, acesse a categoria “Renda Variável” e selecione “Adicionar ativos”;
  • então, pesquisa o código de um dos fundos, sempre considerando sua meta de investidor;
  • por fim, verifique as informações acerca do ativo, como o valor mínimo de aplicação e detalhes da rentabilidade, e aperte em “Comprar”.

Com isso, você pode acompanhar o desempenho dos seus investimentos na seção “Consultar”, também localizada no menu do aplicativo. 

Enfim, vale a pena investir em criptomoedas com a Rico?

Investir em criptomoedas na Rico é super prático e todas as etapas podem ser feitas por meio do aplicativo para celular. A corretora oferece dois fundos de ativos digitais com estratégias diferentes e um time de especialistas para orientar os investidores.

Além disso, os clientes que desejam aplicar em ativos digitais também podem aproveitar os relatórios mensais, especialista virtual e vários conteúdos para fortalecer o portfólio. Contudo, se você já é profissional e busca mais versatilidade na hora de investir em criptomoedas, talvez esta não seja a melhor opção.

Você deseja começar a investir em criptomoedas com a Rico? Baixe o aplicativo para Android ou para iOS agora mesmo e crie sua conta grátis.

O post Como investir em criptomoedas na Rico: veja como comprar através dos fundos de criptomoedas apareceu primeiro em Escolha Ideal.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e Resenha sobre Como investir em criptomoedas na Rico: veja como comprar através dos fundos de criptomoedas.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Como investir em criptomoedas na Rico: veja como comprar através dos fundos de criptomoedas. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.