Ads Top

Melhores aplicativos para ganhar dinheiro: 22 ideias de renda online em 2022

Os smartphones oferecem recursos cada vez mais avançados e, hoje, temos quase tudo que precisamos nas palmas das mãos. Há algum tempo, vem surgindo plataformas que proporcionam mais do que um simples passatempo, oferecendo oportunidades reais de renda. Está com problemas financeiros? Acompanhe a leitura e confira nossa lista dos 22 melhores aplicativos para ganhar dinheiro em 2022.

Em primeiro lugar, você deve escolher o tipo de atividade que deseja executar para ganhar renda extra. Hoje, existem aplicativos que oferecem pagamento para que os usuários realizem inúmeras tarefas diferentes, então você precisa avaliar qual o mais adequado para você.

Alguns aplicativos reúnem atividades que exigem um pouco mais do usuário e podem, inclusive, ser uma fonte primária de renda. Outras, no entanto, funcionam apenas como uma possibilidade de renda extra. Assim, separamos alguns dos melhores aplicativos para ganhar dinheiro com diferentes tarefas.

Renda fixa: melhores aplicativos para ganhar dinheiro online 

Com o aumento da taxa de desemprego, muitas pessoas buscam trabalhos na internet, sendo possível encontrar opções confiáveis e mais estáveis que uma fonte de renda extra. Nestes casos, talvez você precise investir um pouco em equipamentos de trabalho ou na sua capacitação e, por isso, é muito importante escolher o setor adequado.

Neste sentido, você deve analisar seus objetivos e se deseja seguir este caminho a longo prazo ou manter a fonte renda até encontrar outra oportunidade de trabalho. Para ajudar na sua decisão, reunimos aplicativos de diferentes setores que funcionam como trabalho em tempo integral.

Aplicativos para ganhar dinheiro com transporte

Os aplicativos de transporte são uma ótima oportunidade de renda, pois ainda que o fluxo seja menor em algumas localidades, não faltam demandas nessas plataformas. Assim, muitos profissionais migram para esses serviços em busca de um controle maior da jornada de trabalho, mas é preciso analisar se as regras do serviço e a remuneração valem mesmo a pena.

Hoje existem inúmeros serviços de transporte, sejam locais ou de alcance nacional. Então, é importante verificar qual representa a melhor opção na sua localidade em termos das condições de trabalho, fluxo de viagens e do pagamento. 

Rappi

melhores aplicativos para ganhar dinheiro
Crédito: Rappi

O Rappi é um dos aplicativos para ganhar dinheiro com transporte mais versáteis atualmente, pois você pode trabalhar até mesmo com uma bicicleta. Assim, você não precisa investir seu carro ou moto para trabalhar. Dedicada exclusivamente a entregas, a plataforma reúne um enorme volume de demandas para entregadores, que recebem toda semana o pagamento do frete por entrega realizada.

O cadastro é super fácil e você não enfrenta tanta burocracia, mas vale destacar que a quantidade de demandas varia de acordo com a localidade. Assim, pode ser que o aplicativo não seja tão vantajoso para algumas pessoas. Além disso, o Rappi ainda não está disponível para dispositivos iOS.

99

melhores aplicativos para ganhar dinheiro
Crédito: 99

O 99 é uma plataforma dedicada a viagens individuais de passageiros e conta com cinco categorias de transporte, que se diferenciam pelo modelo do automóvel e pela classificação dos motoristas. O aplicativo vem se tornando cada vez mais popular em todo o Brasil e está presente em diversas cidades brasileiras, oferecendo boas oportunidades de renda.

Outro diferencial da plataforma, mas que ainda não está disponível para todas as cidades atendidas, é a carteira digital 99 Pay. Além de garantir descontos nos serviços 99, o recurso conta com um rendimento de 220% do CDI, sendo mais vantajoso que a poupança.

Uber

melhores aplicativos para ganhar dinheiro em 2022
Crédito: Uber

O Uber é o aplicativo de transporte mais popular do mundo, oferecendo diferentes oportunidades para ganhar dinheiro. Seja com carro próprio ou alugado, você pode ganhar dinheiro transportando passageiros e com a entrega de encomendas por meio do Uber Flash ou Uber Direct, mas é necessário ter um modelo de automóvel recente para todas as categorias de viagem.

Assim como outros aplicativos do setor, o potencial de ganhos depende da demanda. Contudo, por ser uma plataforma mais popular, o volume de usuários é maior, sendo uma das opções mais confiáveis para ganhar dinheiro com a ajuda do smartphone. O Uber também conta com um processo simplificado, mas é necessário ficar de olho nas regras do serviço, que muda conforme as necessidades do local.

Aplicativos para ganhar dinheiro vendendo produtos

Os aplicativos de vendas online também são boas oportunidades para ganhar dinheiro, seja como única fonte de renda ou não. Você precisa investir em anúncios e em boas plataformas para viver do comércio digital, uma vez que é necessário se distinguir dos concorrentes e convencer seu público das condições de compra que você oferece.

O comércio digital proporciona um enorme potencial de lucro, além de ser possível vender qualquer tipo de produto. Assim, você pode anunciar produtos, usados ou peças originais, em marketplaces de alcance nacional.

OLX

melhores aplicativos para ganhar dinheiro em casa
Crédito: OLX

A OLX é uma das plataformas mais utilizadas para a venda de produtos físicos, devido a vantagens como a criação gratuita de anúncios e as facilidades de entrega. Neste sentido, os vendedores não precisam se preocupar com a logística, pois tudo é feito em parceria com os Correios. Além disso, o aplicativo conta com o recurso “Compra Segura”, que garante a remuneração do anunciante pela venda. 

Você pode se cadastrar na OLX de forma simples e anunciar produtos de diferentes categorias, incluindo produtos seminovos e usados. Por manter um enorme fluxo de compradores, você ainda conta com vários potenciais clientes, mas é preciso contar com bons fornecedores para conseguir algum lucro com as vendas. Embora seja possível anunciar de forma gratuita, você também pode pagar para colocar seus itens em destaque.

Mercado Livre

melhores aplicativos para ganhar dinheiro em 2022
Crédito: Mercado Livre

O Mercado Livre é uma ótima opção para quem busca uma plataforma para vender produtos físicos. Por ser um dos marketplaces mais populares do país, o anunciante já conta com vários potenciais clientes, sendo um bom aplicativo para ganhar dinheiro rápido. No entanto, você precisa considerar os custos com a logística e formas de se destacar entre os concorrentes.

Você pode vender diferentes categorias de produtos, desde peças de vestuário até equipamentos eletrônicos, além de itens semi-novos e usados. Para garantir uma boa margem de lucro, entretanto, você deve contar com um fornecedor acessível. Vale ressaltar também que os vendedores contam com diversas facilidades do Mercado Pago, a conta digital gratuita do MercadoLivre.

Elo7

melhores aplicativos para ganhar dinheiro em 2022
Crédito: Elo7

O Elo7 é um marketplace de nicho com foco em produtos artesanais, onde vendedores de todo o país anunciam desde peças de vestuário a acessórios e itens decorativos. Por meio do aplicativo Talk7, você pode registrar uma conta, criar anúncios e fazer a gestão da sua loja virtual em um único lugar.

A plataforma é a opção perfeita para artesãos que desejam ampliar o alcance de suas produções com segurança e praticidade. Neste sentido, o aplicativo conta com boas políticas antifraude que garantem o pagamento pelas vendas e o vendedor não precisa se preocupar com a entrega, pois tudo é feito em parceria com os Correios. Além disso, você pode aproveitar o fluxo de clientes que navegam pelo aplicativo para aumentar suas chances de vendas.

Aplicativos para ganhar dinheiro com a venda de infoprodutos

A produção de conteúdo é a categoria de serviços com mais oportunidades para quem busca trabalhar online. Ainda que a maioria das pessoas atuem como freelancers, você pode investir na venda direta de seus próprios infoprodutos, sendo possível contar com ótimas ferramentas para isso.

Em primeiro lugar, você precisa definir o tipo de infoproduto que deseja produzir para vender. Cada aplicativo proporciona vantagens para uma modalidade de conteúdo, sendo importante avaliar qual a mais adequada para seus planos.

Hotmart Pocket

melhores aplicativos para ganhar dinheiro no celular
Crédito: Hotmart

A Hotmart é uma plataforma ideal para a venda de produtos digitais, pois é uma ferramenta popular e renomada, que conta com um bom fluxo de usuários. Você pode anunciar diferentes modalidades de infoprodutos, como cursos e e-books, e aproveitar recursos que facilitam muito a gestão das vendas. Neste sentido, os produtores de conteúdo têm acesso a gráficos e dados em tempo real, o que favorece a análise dos resultados.

Na verdade, a Hotmart é uma comunidade que reúne produtores de conteúdo, afiliados e compradores. Assim, a plataforma oferece a possibilidade de renda por meio da divulgação de produtos de terceiros, o que ajuda muito no crescimento das vendas. O pagamento, por sua vez, é transferido para uma conta bancária, que você informa ao se cadastrar. Vale ressaltar, contudo, que a Hotmart cobra uma comissão de serviço por cada transação.

Eduzz

melhores aplicativos para ganhar dinheiro no celular
Crédito: Eduzz

A Eduzz também é um aplicativo seguro e renomado que oferece boas condições para quem quer ganhar dinheiro com a venda de infoprodutos, além de recursos para monitorar as vendas. Assim como na Hotmart, você pode contar com a ajuda dos afiliados para vender seus conteúdos sem perder seu lucro, sem falar na possibilidade de anunciar produtos físicos. 

Além disso, a plataforma não cobra mensalidade para ser utilizada, mas alguns serviços exigem o pagamento de uma taxa administrativa, como a recuperação de vendas. Este recurso permite a identificação do motivo da desistência da compra, o que permite recuperá-la. Você ainda pode personalizar a página de checkout, inserindo as cores e o logotipo da sua marca, e o pagamento é transferido para uma conta bancária.

Monetizze

melhores aplicativos para ganhar dinheiro no celular
Crédito: Monetizze

A Monetizze também oferece oportunidades de ganhar dinheiro com infoprodutos e produtos físicos tanto para produtores como para afiliados. O aplicativo da plataforma se destaca pelos recursos que permitem uma gestão completa das vendas, compra e pagamento, além de disponibilizar relatórios atualizados do desempenho de cada produto. 

Você pode anunciar qualquer produto sem pagar nada, mas a empresa cobra uma taxa de  9,9% + R$1,00 por cada venda finalizada, descontada do valor pago pelo cliente. Assim como nas outras plataformas, você deve informar uma conta bancária no momento do cadastro e o pagamento pelas vendas pode ser resgatado com segurança.

Renda extra: melhores aplicativos para ganhar dinheiro em casa 

Muitas pessoas querem desenvolver projetos pessoais ou realizar sonhos, mas não conseguem reservar uma parte do salário no final do mês. Assim, buscam alternativas para gerar uma renda extra, conciliando outras atividades com o trabalho. Por isso, os aplicativos para ganhar dinheiro em casa estão sendo tão procurados.

Este é o seu caso? Pois o primeiro passo é ser realista! Saiba que nenhuma ferramenta proporciona grandes ganhos da noite para o dia, sendo importante desconfiar de promessas irreais. 

Qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro assistindo vídeos?

Os aplicativos com foco na produção de vídeos estão cada vez mais populares, oferecendo uma chance dos criadores de conteúdo se tornarem figuras conhecidas. A maioria dos influencers, inclusive, começaram nessas plataformas, criando vídeos divertidos e virais.

Contudo, você sabia que é possível ganhar renda extra somente consumindo os conteúdos e ao cumprir tarefas básicas nos aplicativos?

Kwai

qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro assistindo vídeos
Crédito: Kwai

O Kwai é uma das plataformas chinesas que dominou o mundo graças às oportunidades de ganhar dinheiro pelo celular. Enquanto os produtores de conteúdo podem receber presentes dos espectadores, o aplicativo permite que os demais usuários ganhem recompensas de duas formas:

  • realizando check-in diário no aplicativo e interagindo com os conteúdos publicados por outros usuários;
  • assistindo aos vídeos dos outros usuários durante as campanhas Kwai Golds, que possuem valores e condições diferentes.

Assim, a remuneração ocorre por meio do Kwai Gold, a moeda digital da plataforma concedida durante as campanhas. O resgate, por sua vez, pode ser efetuado assim que o usuário consegue juntar 10.000 moedas, que equivalem a R$ 1 — ou seja, você precisa utilizar bastante o aplicativo durante as campanhas.

TikTok

qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro assistindo vídeos
Crédito: TokTok

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok talvez seja a rede social de vídeos mais popular do mundo. O aplicativo funciona de maneira semelhante ao Kwai, oferecendo aos usuários a possibilidade de receber presentes dos seus espectadores. Além disso, você pode ganhar dinheiro de três formas diferentes:

  • enviando convites aos seus amigos, que devem utilizar seu código de ativação para criar uma conta na plataforma;
  • cumprindo as missões diárias, que ficam disponíveis somente por um tempo aos novos usuários;
  • interagindo com os conteúdos de outros usuários, seja assistindo aos vídeos, comentando ou compartilhando.

O valor mínimo do saque depende da modalidade de pagamento, mas é possível resgatar valores a partir de R$ 1,50 pelo PIX. Cada atividade garante uma quantidade de pontos e, assim como no Kwai, você precisa utilizar bastante o aplicativo para gerar uma renda significativa sem produzir vídeos virais.

ClipClaps

qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro assistindo vídeos
Crédito: ClipClaps

O ClipClaps é mais uma boa opção de aplicativo para ganhar dinheiro assistindo vídeos, oferecendo uma variedade ainda maior de tarefas. Neste sentido, você reúne moedas que podem ser trocadas por dinheiro ao cumprir as seguintes funções:

  • assistir aos anúncios mostrados pelo aplicativo ou publicados por outros usuários;
  • interagir com os conteúdos postados ou com os jogos disponíveis na plataforma;
  • convidar novos usuários, que devem se cadastrar utilizando seu código de ativação;

Você ainda pode publicar seus próprios vídeos e se tornar um MegaStar, o que aumenta suas possibilidades de ganhar dinheiro com o ClipClaps. O limite mínimo do resgate é de R$ 15,00, mas reunir a quantidade de moedas correspondente a esse valor não é tão rápido.

Aplicativos para ganhar dinheiro respondendo pesquisas

Os aplicativos de pesquisa de opinião são outra maneira de conquistar renda extra pelo celular. Hoje, em meio a tantos concorrentes, todos os produtos e serviços são desenvolvidos a partir do monitoramento da satisfação do público.

Você pode cadastrar-se e usar essas plataformas com praticidade e sempre há novas pesquisas disponíveis. Embora você deva utilizar bastante os aplicativos para juntar uma quantia significativa, essa é uma boa opção para ganhar dinheiro em casa.

CashApp

qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro rápido
Crédito: CashApp

Com uma boa variedade de atividades, o CashApp permite que os usuários ganhem dinheiro respondendo a pesquisas, testando aplicativos e serviços e assistindo vídeos. Cada uma dessas tarefas garante pontos que podem ser trocados por dinheiro real, transferido para uma conta no PayPal.

O aplicativo está disponível somente no idioma inglês, o que pode dificultar um pouco a experiência de alguns usuários, mas o resgate é feito em dólar. Atualmente, o valor mínimo do saque é de US$ 5, o que corresponde a 6500 créditos — assim, pode levar um tempo até que você acumule pontos suficientes, pois as tarefas geram poucos pontos.

Google Opinion Rewards

qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro rápido
Crédito: Google

O Google Opinion Rewards disponibiliza pesquisas para o público opinar sobre projetos que estão sendo desenvolvidos pela plataforma. Contudo, essa é uma boa opção somente para quem compra produtos na Play Store, visto que a remuneração é feita em forma de crédito na plataforma.

Você pode utilizar uma conta Google para se cadastrar no aplicativo e responder às pesquisas nas horas vagas. Durante o primeiro acesso, você deve participar de um teste sem remuneração que define seu perfil para disponibilizar questionários personalizados. Então, o resgate pode ser feito sempre que seu saldo atingir o valor de um aplicativo que você deseja comprar.

Userlytics

qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro rápido
Crédito: Userlytics

O Userlytics é um aplicativo que diferentes marcas usam para monitorar a experiência do usuário em relação aos seus serviços. Disponível somente em inglês, você precisa dominar o idioma, até porque algumas pesquisas são feitas por videoconferência.

A plataforma pode ser uma boa alternativa para quem tem conhecimento da língua inglesa, especialmente porque o pagamento é feito em dólar e pode ser transferido para o PayPal. Vale ressaltar, no entanto, que o aplicativo não oferece muitos testes para usuários brasileiros, mas é possível encontrar questionários que pagam, relativamente, bem. 

Quais os melhores aplicativos de cashback?

Os aplicativos de cashback são uma boa forma de aliviar a pressão das contas no orçamento, pois oferecem o retorno de uma parcela dos seus pagamentos. Assim, ainda que não seja uma forma de ganhar dinheiro na internet, essas plataformas proporcionam vantagens financeiras significativas.

Em alguns casos, o aplicativo ainda mantém parcerias com diversos estabelecimentos, garantindo cashback em suas compras. Com isso, você pode reduzir bastante alguns de seus gastos recorrentes.

Méliuz

ganhar com méliuz
Crédito: Méliuz

O Méliuz é um dos aplicativos de cashback mais famosos atualmente, tanto pela praticidade de uso quanto pelas inúmeras formas de receber seu dinheiro de volta. A plataforma mantém uma sessão exclusiva para os usuários acessarem as lojas parceiras por meio de um link que libera o cashback assim que a compra é finalizada. Então, o saldo do aplicativo é atualizado com o valor retornado, e você pode resgatá-lo a partir de R$ 20.

Você também pode receber cashback fora dos estabelecimentos parceiros utilizando o cartão de crédito do Méliuz. Com ele, você ganha um retorno de 0.8% do valor pago em todas as compras e aumenta mais 1% do retorno nas lojas parceiras. Além disso, você também recebe saldo na sua conta ao indicar o aplicativo para seus amigos. O resgate, por sua vez, pode ser transferido para uma conta corrente ou poupança.

RecargaPay

recargapay
Crédito: Recargapay

O RecargaPay é um aplicativo que garante retorno de uma parcela do valor pago nos principais serviços que você utiliza. Embora não permita a conversão em dinheiro real, a plataforma garante cashback no pagamento de contas, em compras de gás, ao usar o Uber e com recargas de celular. Todo saldo que você recebe é registrado automaticamente na sua conta para ser utilizado em outras finalidades.

Assim como o Méliuz, o RecargaPay conta com um cartão pré-pago que garante 1% de cashback em qualquer compra feita com ele. Além disso, você pode ganhar dinheiro indicando a plataforma aos seus amigos e recebe uma recarga grátis ao se cadastrar e utilizar o aplicativo pela primeira vez.

PicPay

picpay
Crédito: PicPay

O PicPay é uma plataforma de pagamentos que oferece diversas vantagens aos usuários, com um cashback que pode chegar a 40% do valor pago. Você pode ganhar dinheiro fazendo compras nos estabelecimentos parceiros ou no seu primeiro pagamento com o cartão de crédito PicPay. O resgate, por sua vez, pode ser feito a partir de R$ 20 por meio de caixas do Banco24Horas e a partir de transferências bancárias TED ou PIX no próprio aplicativo.

Um dos principais diferenciais do PicPay é a carteira digital que rende 120% do CDI. Assim, você ganha dinheiro enquanto mantém saldo na sua conta do aplicativo. Além disso, você pode ganhar dinheiro indicando amigos, recebendo R$ 10 cada vez que alguém se registrar por meio do seu link.

Aplicativos para trabalhos esporádicos como freelancer

As plataformas para freelancers também fazem muito sucesso entre aqueles que buscam aplicativos para ganhar dinheiro na internet. Na verdade, várias pessoas utilizam algumas dessas plataformas como uma fonte primária de renda, mas é preciso investir tempo, recursos em uma conta premium e na capacitação profissional para se destacar dentre outros usuários.

Se você busca trabalhos para executar no seu tempo livre, entretanto, o processo exige menos investimentos. 

GetNinjas

Quais app dá dinheiro de verdade?
Crédito: GetNinjas

O GetNinjas é uma das plataformas de freelancers mais versáteis do país, reunindo trabalhos presenciais ou remotos de diversos setores do mercado. Qualquer pessoa pode solicitar um profissional, descrevendo a oportunidade e a qualificação necessária. Assim, é possível encontrar anúncios de vagas para redatores, professores, cuidadores de crianças e até pedreiros.

Você deve se registrar e criar um perfil em poucos minutos, informando suas habilidade e capacitação, para que um cliente o encontre diretamente. Além disso, a plataforma permite que você se inscreva nos anúncios, mas é necessário comprar moedas para liberar informações sobre a demanda.

Workana

Workana
Crédito: Workana

A Workana é o aplicativo para ganhar dinheiro como freelancer mais popular da América Latina, reunindo cerca de 2 milhões de profissionais e mais de 1000 projetos publicados todos os dias. Diferente do GetNinjas, a plataforma concentra somente anúncios para trabalhos remotos, mas é possível encontrar demandas de diferentes áreas, desde a produção textual ao suporte jurídico.

Você pode se candidatar a qualquer trabalho disponível respondendo ao anúncio com a indicação do valor que cobra pelo serviço. Então, o cliente escolhe a proposta mais vantajosa para ele, considerando o custo-benefício da escolha. Assim, a plataforma não garante que você será escolhido, mas cobra somente uma comissão quando um contrato é firmado.

Fiverr

fiver
Crédito: Fiverr

O Fiverr é um dos aplicativos para freelancers mais populares do mundo, reunindo clientes e profissionais de diversos países. Assim, você pode conseguir parcerias com clientes estrangeiros anunciando trabalhos avulsos ou vendendo pacotes de serviços. Vale ressaltar, entretanto, que a versão em português é limitada, sendo importante dominar pelo menos o básico do inglês.

Além disso, o pagamento é feito após a aprovação do cliente, e sempre na moeda do país de origem dele. Assim, o Fiverr é uma boa opção para quem busca um aplicativo para ganhar dinheiro em dólar ou euro. Contudo, a ordem de processamento pode demorar um pouco nesses casos, especialmente se o cliente exigir alterações no projeto.

Conheça a Blaze: plataforma para ganhar dinheiro jogando

 aplicativos paganhar dinheiro em casa
Crédito: Blaze

Embora não seja um aplicativo para celular, a Blaze é uma das melhores plataformas para ganhar dinheiro jogando. Licenciada pelas autoridades de Curaçao, a casa de apostas oferece diversas modalidades de jogos, desde games originais de cassino às famosas máquinas caça-níqueis e apostas esportivas, incluindo os principais e-sports.

Além da variedade de jogos, você conta com suporte ao vivo, reembolso toda semana e muitas opções de saque. Você deve considerar, entretanto, que as casas de apostas são dedicadas ao entretenimento e nenhuma delas garante o retorno do dinheiro investido. Assim, você precisa de cuidado e algumas estratégias para vencer.

Com a Blaze, você ainda recebe um bônus de boas-vindas de 100% do valor do seu depósito, com limite máximo de R$ 1000, e 30 rodadas grátis nos jogos originais.

Quer resgatar seu cupom promocional? Acesse o site da Blaze e faça seu primeiro depósito para ativá-lo automaticamente.

As pessoas também perguntam

Ficou com alguma dúvida? Veja se as dúvidas de outras pessoas também são as suas.

Quais aplicativos dão dinheiro?

Todos os aplicativos que listamos neste artigo dão dinheiro de verdade e você deve escolher o que melhor corresponde aos seus objetivos.

Qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro em 2022?

O melhor aplicativo para ganhar dinheiro é diferente para cada pessoa, pois você deve considerar alguns fatores na sua escolha como seu tempo livre, seus objetivos e suas habilidades.

Quais aplicativos realmente pagam no PayPal?

A maioria dos aplicativos atualmente permitem o resgate por meio do PayPal. No entanto, provavelmente essa modalidade de saque tem um valor mínimo, sendo importante conferir as regras de cada plataforma.

O post Melhores aplicativos para ganhar dinheiro: 22 ideias de renda online em 2022 apareceu primeiro em Escolha Ideal.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e Resenha sobre Melhores aplicativos para ganhar dinheiro: 22 ideias de renda online em 2022.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Melhores aplicativos para ganhar dinheiro: 22 ideias de renda online em 2022. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.