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Alternativa no rede

Não basta ser saudável – tem que ser sustentável. Para atender aos clientes, que solicitaram a retirada da espécie ameaçada de seus sushis de enguia, rede Albertsons faz a troca por substituto vegetal.

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A cadeia de supermercados Albertsons opera nos Estados Unidos.

Recentemente, a rede anunciou a retirada de enguias de seus sushis.

A atitude vem porque as suas populações estão em declínio.

E a criação da espécie é inviável.

A alta demanda por enguias também criou um mercado negro global para a caça ilegal e contrabando de enguias.

O que também viola a política da empresa.

A eliminação gradual chega três anos e meio à frente do prazo, auto-imposto, que era 2022.

O compromisso também estabeleceu planos para outras mudanças.

Assim, será feita a transição do atum, salmão de viveiro, espécies de peixes brancos usados para imitar caranguejo e camarão cultivado para “fontes responsáveis”.

A notícia coincide com o lançamento, exatamente, de uma enguia vegana.

Unami é uma criação da Ocean Hugger Foods.

O produto é feito a partir de berinjelas, como se vê na foto acima.

Os legumes passam por um processo exclusivo, que altera sua firmeza para parecer com a textura da enguia, ou unagi.

A berinjela é então colocada em molho de soja, mirin (um tipo de vinho de arroz) e óleo de algas.

Esta marinada infunde o vegetal com sabor umami.

A mesma empresa já havia lançado um atum vegano.

Na época, Ahimi foi a primeira alternativa ao atum do mundo.

Seu diferencial é usar tomates para poupar os peixes – veja mais aqui.

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