Alternativa no rede
Não basta ser saudável – tem que ser sustentável. Para atender aos clientes, que solicitaram a retirada da espécie ameaçada de seus sushis de enguia, rede Albertsons faz a troca por substituto vegetal.
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A cadeia de supermercados Albertsons opera nos Estados Unidos.
Recentemente, a rede anunciou a retirada de enguias de seus sushis.
A atitude vem porque as suas populações estão em declínio.
E a criação da espécie é inviável.
A alta demanda por enguias também criou um mercado negro global para a caça ilegal e contrabando de enguias.
O que também viola a política da empresa.
A eliminação gradual chega três anos e meio à frente do prazo, auto-imposto, que era 2022.
O compromisso também estabeleceu planos para outras mudanças.
Assim, será feita a transição do atum, salmão de viveiro, espécies de peixes brancos usados para imitar caranguejo e camarão cultivado para “fontes responsáveis”.
A notícia coincide com o lançamento, exatamente, de uma enguia vegana.
Unami é uma criação da Ocean Hugger Foods.
O produto é feito a partir de berinjelas, como se vê na foto acima.
Os legumes passam por um processo exclusivo, que altera sua firmeza para parecer com a textura da enguia, ou unagi.
A berinjela é então colocada em molho de soja, mirin (um tipo de vinho de arroz) e óleo de algas.
Esta marinada infunde o vegetal com sabor umami.
A mesma empresa já havia lançado um atum vegano.
Na época, Ahimi foi a primeira alternativa ao atum do mundo.
Seu diferencial é usar tomates para poupar os peixes – veja mais aqui.
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