Ads Top

Leite Dá Gases?

Leite

Será que é verdade que tomar leite dá gases? Sabemos que não são apenas as crianças que gostam de tomar um leite quando acordam ou antes de dormir. Muito adulto inclui a bebida no dia a dia e consome o leite batido com frutas ou misturado a suplementos esportivos, por exemplo, ou junto com o café logo pela manhã.

Mas é verdade que o leite dá gases?

O leite e os produtos laticínios possuem um açúcar conhecido pelo nome de lactose, que é bem difícil de ser digerido pelo organismo de algumas pessoas que não têm uma quantidade suficiente da enzima lactase.

A deficiência de lactase costuma ser a responsável por um quadro de intolerância à lactose.

Quem sofre com a condição geralmente necessita evitar esses alimentos com lactose para não sofrer com os gases intestinais e a dor abdominal (entre outros sintomas).

A nutricionista australiana Elise Mandl explicou que, quando o corpo não é capaz de decompor a lactose, ela passa pelo intestino até atingir o cólon.

“Carboidratos como a lactose não podem ser absorvidos pelas células que revestem o cólon, mas eles podem ser fermentados e decompostos pela bactéria natural que mora ali, conhecida como microflora. Essa fermentação causa a liberação de ácidos graxos de cadeia longa, assim como dos gases hidrogênio, metano e dióxido de carbono”, completou Mandl.

A nutricionista destacou que a microflora do cólon das pessoas que sofrem com a intolerância à lactose se torna muito boa na tarefa de fermentar a lactose em ácidos e gases. Conforme a especialista, o resultado disso é que mais lactose acaba sendo fermentada no cólon, aumentando assim a produção de flatulências.

“A quantidade de gás produzida pode divergir enormemente de pessoa para pessoa por conta de diferenças na eficiência da microflora, assim como na taxa de reabsorção de gás pelo cólon. Interessantemente, os gases produzidos (a partir) da fermentação da lactose não têm odor. Na realidade, o odor da flatulência vem da decomposição de proteínas no intestino, não de carboidratos”, afirmou Mandl.

Entretanto, em certas situações o leite dá gases até mesmo quem não sofre com a intolerância à lactose. Isso porque conforme o nosso corpo envelhece, nós tendemos a produzir menos da enzima lactase e, desta forma, a flatulência resultante dos produtos laticínios pode se tornar um problema.

Alergia ao leite

O leite dá gases também para algumas pessoas que têm alergia à bebida. Diferente de uma intolerância à lactose, que ocorre quando o organismo não consegue digerir o açúcar do leite, a alergia ao leite e os seus sintomas aparecem quando o sistema imunológico trata a bebida como um invasor perigoso, esclareceu o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI, sigla em inglês).

Uma alergia ao leite causa gases, diarreia, náusea, vômito e dor no estômago e pode gerar sintomas potencialmente fatais como dificuldade em respirar, uma queda repentina na pressão arterial e o coração disparado.

A culpa não é só da alimentação

Além de entender se o leite dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – que não se resumem apenas àquilo que comemos e bebemos em nossas refeições – podem interferir na produção de gases no organismo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller, explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

Doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal.

Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

Referências Adicionais:

Você já percebeu que tomar leite dá gases para você? Já foi diagnosticado com intolerância a lactose? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.